Só quem já teve um ente querido ou amigo desaparecido sabe a dor causada pela incerteza de onde está e como está essa pessoa. No Brasil, mais de 693 mil boletins de ocorrência de cidadãos desaparecidos foram registrados entre 2007 e 2016 – 71 mil deles só no ano passado. Em média, 190 pessoas desapareceram por dia nos últimos dez anos, o equivalente a um sumiço a cada 8 horas. Esses dados fazem parte do Fórum de Segurança Pública. Na tentativa de tornar mais eficaz a busca de pessoas no país, a Câmara dos Deputados aprovou nessa quinta-feira um projeto de lei que cria um cadastro nacional de desaparecidos.
A matéria, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, determina às autoridades nacionais e estaduais de segurança pública a consolidação e compartilhamento de informações sobre os registros desses casos. Cadastro semelhante já existe no Brasil, porém sem rigor na atualização.
De acordo com a lei aprovada no pacotão da segurança votado pela Câmara ao longo desta semana, os governos estaduais que não atualizarem seus dados serão penalizados: não poderão receber recursos não obrigatórios da União nem firmar convênios federais. Regionalmente, essa obrigação será das secretarias de Segurança. Nacionalmente, ficará a cargo do Ministério da Justiça.
Ficou estabelecida também a criação de um banco de dados genéticos de desaparecidos. Isso deverá auxiliar na identificação de crianças que são encontradas muitos anos depois e que estejam diferentes fisicamente.
O texto aprovado em plenário foi de autoria da deputada Eliziane Gama, do PPS do Maranhão. De acordo com ela, a busca imediata é fundamental por para se encontrar alguém desaparecido, daí a necessidade dessa atualização dos dados todos os dias.
Ficará também a cargo dos hospitais, albergues e das clínicas de saúde informar às autoridades públicas o ingresso de pessoas sem a devida identificação. A criação de um cadastro nacional de desaparecidos foi aprovada em votação simbólica, ou seja, sem necessidade de cada deputado registrar seu voto. Segue agora para apreciação do Senado Federal.
O Ministério da Defesa registrou desde a quarta-feira (1º) até o meio dia da última…
Após a transformação digital implantada no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o…
Em um ano marcado por efeitos das mudanças climáticas, a Defesa Civil do Estado de…
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) listou seis opções…
O Governo de São Paulo orienta os municípios do litoral sobre medidas preventivas a serem…
A Prefeitura de Sorocaba publicou decreto (nº 29.549/2024) que define as regras para concessão de…