Jornalismo

PROCON dá dicas para evitar ser enganado na Black Friday

Na sexta-feira (24) será realizada a Black Friday, dia em que comerciantes baixam o preço dos produtos com intuito de alavancar as vendas e aquecer a economia. Porém é preciso ficar atento em algumas situações. A data já se tornou uma das mais esperadas do mercado brasileiro desde 2010, porém ano a ano, os fornecedores tentam superar a má fama que gerou o apelido de “black fraude”.
Vale lembrar, que desde setembro até o começo de novembro, o Procon de Sorocaba fiscalizou diversas lojas da cidade, analisando os preços de mais de 30 produtos, fim de evitar que a promoção seja uma fraude da Black Friday. Segundo o Diretor do PROCON Sorocaba, Dr. Laerte Molleta, um dos principais problemas durante este período é a “falsa promoção”, ocasião em que o fornecedor aumenta o preço dos produtos semanas antes da Black Friday para anunciá-los com valor mais baixo na data da promoção, ou seja, o valor ofertado na realidade é o mesmo ou superior a aquele praticado meses antes.
Para não ser enganado, o consumidor precisa tomar algumas precauções. O PROCON lista algumas dicas:
– Faça um planejamento listando os produtos que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto para não estourar o orçamento;
– Verifique se o site é brasileiro, ou seja, “.com.br”. Compras em sites internacionais estão sujeitas a outros custos que nem sempre são informados de forma clara e precisa. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor não se aplica se o site não tiver representantes no Brasil.
– Verifique a reputação dos fornecedores, para tanto, a Fundação PROCON-SP, em seu site, mantém o ranking das empresas mais reclamadas.
– Fique atento ao prazo de entrega, principalmente se o objetivo for comprar presentes para o Natal.
– Em casos de compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, a domicílio) o consumidor tem sete dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir a devolução do valor pago.
– Verifique antecipadamente a política de troca do fornecedor.
– Consulte a lista de sites não recomendados, veiculada junto ao site da Fundação PROCON-SP. Essa listagem é uma relação de sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registradas junto ao PROCON, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados.
– Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais. Consulte sempre a página oficial da loja.
-O consumidor deve salvar ou imprimir todas as telas navegadas para efetuar a compra, as folhas de contratação, em especial as que falam do preço, forma de pagamento, características do produto e previsão de data para entrega, além, é claro, de exigir a nota fiscal, o principal documento em caso de reclamação.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…

2 horas atrás

Acidente aéreo com avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 pessoas mortas

Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…

2 horas atrás

Calendário de 2025 terá seis feriados prolongados; confira a lista

Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…

2 horas atrás

Campanha cartinha de Natal dos Correios atinge, em 35 anos, 100% da demanda

O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…

2 horas atrás

Frequência escolar no Estado de São Paulo chega à marca de 86,4%

Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…

2 horas atrás

Criminosos alugam chácara em Piedade usando plataforma digital e furtam imóvel

Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…

2 horas atrás