Um grupo de mímicos da Urbes estará neste sábado (25) em dois locais de Sorocaba para conscientizar, de forma lúdica, pedestres e motoristas sobre o respeito às faixas de segurança. Das 9h às 10h30, a ação ocorrerá na avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em frente à Rodoviária. Já das 10h30 às 12h, será na avenida Comendador Pereira Inácio, na altura do número 205.
A intervenção é um dos desdobramentos do Programa de Trânsito “Faixa Viva”, que visa educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança. A ideia do Governo Municipal é fazer com que o condutor respeite todos os tipos de faixa de pedestre existentes em Sorocaba.
Na ação educativa, os mímicos vão conscientizar a população sobre a importância de se utilizar a faixa de segurança para a travessia. Sem pronunciar uma só palavra, eles direcionam pedestres para a faixa, ensiná-los a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem os pedestres atravessarem. Um material informativo também será entregue às pessoas.
O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…