Jornalismo

Brasil pode ter 17% do PIB comprometido só com aposentadorias daqui 30 anos

Até 2050, o Brasil poderá ter 17% do seu PIB voltados somente para pagamentos de aposentadorias. A estimativa é de um relatório divulgado pela OCDE na última terça-feira (05), que mostra que o Brasil será o País com o maior gasto no setor de todo o G20, se permanecer com o atual sistema previdenciário.
O relatório comparou o desempenho de 43 países e o Brasil registrou a maior taxa. Segundo a OCDE, a média de percentual para gastos com previdência até 2050 deveria ser 9,2%. Hoje, o Brasil já tem 9,1% de todas as riquezas geradas no País para pagar aposentados e pensionistas.
O especialista em finanças Marcos Melo acredita que essa projeção de 17% do PIB seja apenas uma estimativa, mas faz um alerta.

“É muito importante observar a tendência desses números. Se continuar como está, de fato, o gasto com previdência no Brasil deverá absorver uma proporção muito grande dos gastos.”

O resultado médio dos países da Organização com gastos previdenciários fica em torno de 8,1%. A Argentina, por exemplo, gasta atualmente 7,8% no setor. A projeção é de que o percentual seja de 10,4% em 2050, média bem abaixo da esperada para o Brasil. Segundo o relatório, alguns países que realizaram reformas na Previdência deverão ter o percentual do PIB mais baixo, como é o caso da França, que tem expectativa de passar de 15% para 13%. O pesquisador da FGV Buno Ottoni comenta sobre a informação.
“Nossa previdência hoje consome uma quantidade absurda de recursos do Governo e nós ainda somos um País jovem. A nossa transição demográfica será muito acelerada. O que a França fez em 100 anos, e alguns outros países europeus também fizeram em muitos anos em termos de transição demográfica ou velocidade de envelhecimento, nós faremos em 20 anos.”
O relatório traz ainda a informação de que os países precisam reformar os sistemas previdenciários, mas que realizar o processo com pressa pode gerar efeitos negativos. O Governo estuda votar ainda neste ano a reforma da Previdência e está em busca dos 308 votos favoráveis.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Muro do Educandário Santo Agostinho desaba após fortes chuvas em Sorocaba

As intensas chuvas que atingiram Sorocaba neste sábado (21) causaram danos em diversos pontos da…

1 hora atrás

Mais de 4,1 milhões de veículos devem circular pelas rodovias de SP no Natal.

Durante a celebração do Natal, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)…

3 horas atrás

Ônibus e caminhão se chocaram na madrugada deste sábado (21)

O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…

14 horas atrás

Alagamentos em Sorocaba: Vias interditadas e motorista resgatada ao atravessar rua alagada

Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…

14 horas atrás

Transporte público terá programação diferenciada para festas de fim de ano

A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…

19 horas atrás

Incêndio destrói residência no Bairro Mineirão, e família busca apoio para reconstrução

Na tarde desta sexta-feira (20), um incêndio destruiu uma residência no Bairro Mineirão, em Sorocaba,…

20 horas atrás