A Secretaria Municipal de Saúde de Piedade recebeu, no final da tarde do dia 13 de março, a confirmação da terceira morte humana por febre amarela silvestre no município. O óbito foi confirmado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba por meio do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
A munícipe tinha 39 anos de idade, trabalhava como carvoeira e morava no bairro Rio do Peixe. Conforme relato dos profissionais da área da saúde, a moradora recebeu dose fracionada da vacina no dia 15 de fevereiro no Ambulatório Médico e veio a ter os primeiros sintomas de febre amarela no dia 20 de fevereiro. Ela deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e foi encaminhada ao Hospital das Clínicas, no dia 24 de fevereiro, em São Paulo. O óbito veio a acontecer no dia 26 de fevereiro e a confirmação da causa da morte foi realizada após período de exames.
Segundo informações da Secretaria da Saúde, a vacina demora 10 dias para fazer efeito e quando a munícipe foi vacinada ela não relatou nenhum sintoma de doença (febre, vômitos, dores no corpo) quando questionada. A Vigilância Sanitária do município realizou campanha de vacinação casa a casa no bairro Rio do Peixe no dia 1 de fevereiro, antes da manifestação da doença pela paciente.
Após o recebimento da confirmação da morte da munícipe, equipes da Vigilância estiveram no bairro para fazer a vistoria do local e bloqueio sanitário em área de 150 metros em torno da residência da mesma.
98% da população vacinada
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Piedade, aproximadamente 98% da população de Piedade já está vacinada contra febre amarela diante de um intenso trabalho de mutirões promovidos no município.
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…