Um fenômeno registrado na manhã desta sexta-feira (4) chamou a atenção de pessoas que passavam pela praça Frei Baraúna, onde fica a Oficina Cultural Grande Otelo. Uma rede de teias formou-se sobre a grama dos jardins e enganou curiosos que acreditavam se tratar de aranhas. Na verdade, a cobertura fina e transparente foi feita com fios de seda produzidos por uma espécie de ácaro, chamado ácaro vermelho (Tetranychus lintearius). Aliás, um detalhe interessante: os ácaros pertencem à subclasse Acari da classificação superior Aracnídeos.
O secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) de Sorocaba, Jessé Loures, e uma equipe de biólogos da secretaria foram até à praça Frei Baraúna, no Centro de Sorocaba, para verificar o fenômeno e acabaram identificando o ácaro.
De acordo com Jessé Loures, com a identificação agora a Sema vai realizar o controle do ácaro. “A espécie suga a seiva da grama e, consequentemente, ela pode acabar morrendo. Felizmente, as raízes estão sadias e conseguiremos recuperá-las. É importante também esclarecer que não há nenhum risco à população, pois o ácaro é um parasita de plantas e só está atacando a grama amendoim na cidade”, destaca.
O controle continuará sendo feito na próxima semana com a aplicação de técnicas agrícolas e, se necessário, o serviço de roçagem da planta afetada. Além da praça Frei Baraúna, na manhã desta sexta-feira, a equipe da Sema identificou a presença do ácaro vermelho e os fios de seda no gramado do Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”. O controle da espécie também será feito no local.
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) que quinta-feira (26) e sexta-feira (27) é…
A médica intensivista do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, Juliana Paitach disse, em entrevista na tarde…
Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…