Jornalismo

UBS Márcia Mendes atenderá até às 19h, a partir de agosto

A partir do dia 1.º de agosto de 2018, mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) volta a funcionar das 7h às 19h.
Trata-se da unidade Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz, que é a terceira em Sorocaba com maior população atendida (cerca de 20 mil pessoas).
Segundo nota da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), retomar o atendimento em horário integral em todas as unidades da rede de Atenção Básica é um compromisso de governo do prefeito José Crespo e vem sendo cumprido desde o início do ano passado.
Com o horário ampliado, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) oferece acesso aos atendimentos principalmente aos usuários que não podem comparecer às unidades até 17h por estarem trabalhando. A medida atende a solicitações dos munícipes de todas as regiões da cidade e continuará sendo feita de acordo com a organização de equipes nas UBSs.  Todas as Unidades da cidade abrem às 7h.
O retorno ao horário integral nas UBSs começou no dia 1º de fevereiro de 2017, com as unidades da Vila Haro, Júlio de Mesquita Filho e Vila Fiore. No início de março, a mudança foi adotada na UBS Aparecidinha, UBS Parque São Bento e UBS Nova Sorocaba e no dia 31 de março a UBS Jardim Carandá foi inaugurada já no horário integral. No dia 03 de abril, o atendimento foi estendido nas UBSs Jardim Rodrigo, Vila Hortência e Vitória Régia. No dia 2 de maio, foi a vez das UBSs Mineirão, Éden e Simus. Além dessas, outras três unidades também funcionam das 7h às 19h como UBSs são elas: Brigadeiro Tobias, Jardim São Guilherme e Parque das Laranjeiras. As demais unidades continuarão fechando às 17h até que seja possível equacionar as medidas necessárias para que também possam ampliar o horário de funcionamento.
Entre as 32 unidades existentes, 16 atendem durante 12 horas por dia, número que sobe para 17 em agosto com a inclusão da UBS Márcia Mendes.
Segundo a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, também há um estudo sobre a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento das UBSs até às 22h para atender a população. “Conforme o projeto de reestruturação da saúde acontecer e a Atenção Básica fortalecer, poderemos realizar uma ampliação maior das unidades aos moradores de Sorocaba. Ou seja, efetuar uma gestão em saúde e não mais em doenças”, explica a titular da pasta.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Unimed Sorocaba inicia projeto de expansão na região de Sorocaba

Seguindo um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, iniciado em…

11 horas atrás

Governo de SP reforça a importância da vacinação contra a febre amarela

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) alerta para a importância da…

11 horas atrás

Justiça suspende validade da votação de Projeto de Lei que cria 75 cargos e cinco secretarias

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu, na noite desta segunda-feira (13),…

11 horas atrás

SOS Sorocaba resgata a dignidade da pessoa em situação de rua

O SOS Sorocaba (Serviço de Obras Sociais), fundado em 28 de novembro de 1968, realiza…

11 horas atrás

Desassoreamento dos rios é necessário para minimizar enchentes

O deputado estadual Edson Giriboni foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (14). Ele…

11 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 14/01/2025

Exportações de Sorocaba crescem 6,6% em 2024. As exportações em Sorocaba cresceram 6,6% no ano…

12 horas atrás