Jornalismo

Samu firma parceria com Ouvidoria para identificar e coibir trotes

A Ouvidoria, órgão ligado à Secretaria de Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, trabalhará em conjunto com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para identificar e  coibir os trotes direcionados ao serviço.
Somente no 1° semestre deste ano, o órgão que atende pelo número 192, recebeu 3.889 ligações identificadas como trotes, uma média de 21 ligações por dia.
Ao perceber que se trata de trote, a telefonista orienta que o número do telefone está sendo identificado no sistema e a ligação está sendo gravada, podendo ser localizado, inclusive, de onde está sendo originada a chamada. Os atendentes são orientados a abreviar a comunicação ao máximo para que a linha não fique ocupada para ligações que realmente sejam urgentes.
De acordo com o coordenador do Samu, Caio Saboya, na maioria das vezes, as ligações são de crianças. “Acredito que 80% dos casos. Porém também há ligações que são de pacientes psiquiátricos”, disse ele.
A parceria com a Ouvidoria funcionará com o fornecimento semanal dos números e a localização dos falsos chamados. “Nosso trabalho é de garantir que os serviços públicos funcionem da melhor maneira possível. O Samu é um deles. A partir de agora, nós iremos receber as informações e entrar em contato com os números das ligações mais recorrentes. Se forem crianças, vamos conversar com os responsáveis”, contou Liliane de Jesus, Ouvidora Geral.
Os trotes prejudicam o serviço prestado às vítimas que precisam de atendimento emergencial por meio das ambulâncias do Samu.
Atualmente não existe nenhuma ação punitiva aos autores, quando os profissionais retornam a ligação, o infrator desliga o telefone imediatamente.
A parceria entre Ouvidoria e SAMU tem como objetivo esclarecer para as pessoas como funciona o serviço e tentar fazer aliados na luta por um serviço de saúde cada dia com mais qualidade para Sorocaba. “ O objetivo é orientar os pais propondo para os mesmos que as crianças venham conhecer o serviço e aprender um pouco sobre primeiros socorros, vamos tentar transformar a visão dos usuários desde a infância”, finalizou Caio.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Especialista dá dicas para manter o bem-estar e cuidar da saúde dos animais em dias mais quentes

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, a saúde dos pets merece atenção…

8 horas atrás

Rota Sorocabana contribuirá para escoamento da produção agrícola em Piedade

O prefeito de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho, mais conhecido como Geraldinho, foi entrevistado…

9 horas atrás

Polícia Civil realiza 19 prisões em uma semana em operação contra procurados

A Polícia Civil, por meio das unidades da Seccional Sorocaba, entre os dias 17 e…

9 horas atrás

PROGRAME-SE 27/01/2025

Começamos a semana com destaque para oficina gratuita de escrita na biblioteca municipal; tem a…

9 horas atrás

Chuvas danifica via na região central de Sorocaba

As chuvas que ocorreram no último final de semana causaram danos no cruzamento da Francisco…

10 horas atrás

MEC divulga resultados do Sisu 2025; saiba como consultar

Os resultados da edição única do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foram divulgados nesta…

11 horas atrás