Jornalismo

Sociedades médicas fazem manifesto em prol da vacinação

As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP), Imunizações (SBIm), e Infectologia (SBI), em parceria com o Rotary Internacional, fizeram um manifesto chamando atenção da população sobre a importância de manter a vacinação em dia para evitar doenças e suas sequelas, como o sarampo e a poliomielite.
O documento alerta a população e profissionais de saúde para a real possibilidade de retorno da pólio e da reemergência do sarampo em território nacional. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (26), no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, durante evento que reuniu profissionais renomados no tema da vacinação.
O manifesto também mobiliza a todos a participarem da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo que ocorrerá em todo o país de 4 a 31 de agosto, reforçando que a imunização continua sendo a melhor ferramenta na promoção e manutenção da saúde da população brasileira.
Desde que observou queda nas coberturas vacinais do país, o Ministério da Saúde tem alertado sobre o risco da volta de doenças que já não circulavam no país, como é o caso do sarampo. A vacina é a forma mais eficaz de manter o país livre de doenças já eliminadas e erradicadas.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, ressalta que a manutenção da população protegida, através de elevadas coberturas vacinais é fundamental para manter o país livre de doenças imunopreveníveis. “As coberturas vacinais são heterogêneas no Brasil, podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas, possibilitando, assim, a reintrodução do poliovírus e do sarampo. O recente surto no país, em Roraima e Manaus, evidencia nossas inadequadas coberturas vacinais e a urgente necessidade de melhoria dessas taxas”, comentou Carla Domingues.
No início do século XX, as doenças imunopreveníveis como poliomielite e varíola eram endêmicas no Brasil, causando elevado número de casos e mortes em todo o país. As ações de imunização e, especialmente, os 45 anos de existência do Programa Nacional de Imunizações (PNI) foram responsáveis por mudar o perfil epidemiológico das doenças imunopreveníveis no Brasil, sendo uma importante conquista da sociedade brasileira ao demonstrar sua eficiência erradicando a febre amarela urbana, a varíola, bem como a eliminação da poliomielite, da rubéola, da síndrome da rubéola congênita e do sarampo. Além disso, reduziu drasticamente a circulação de agentes patógenos, responsáveis por doenças como a difteria, o tétano e a coqueluche. “Não podemos perder a vigilância sobre a vacinação. É ela que protege nossos filhos de sequelas e até a morte por doenças evitáveis”, completou Carla Domingues.
O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no Calendário Nacional de Vacinação. Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos ao ano. São 19 vacinas para combater mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.
Com informações do Ministério da Saúde

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

GCM prende casal que escondia drogas em bueiro no centro de Sorocaba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, na manhã de sexta-feira (11), um casal…

5 horas atrás

Morador de Osasco ganha R$ 1 milhão em sorteio da Nota Fiscal Paulista

Dez bilhetes em compras no comércio paulista vão mudar a vida de um morador de…

6 horas atrás

PM detém homem no comércio do centro com 4 cédulas de R$ 200 falsificadas

A Polícia Militar de Sorocaba prendeu em flagrante, na noite de sexta-feira (11), um homem…

11 horas atrás

Pneumonia mata Ary Toledo, aos 87 anos; humorista será cremado

Morreu neste sábado (12) o humorista Ary Toledo, aos 87 anos, em São Paulo. A…

11 horas atrás

Chuva de sexta (11) à noite causa estragos em Sorocaba e cidades da região

Quedas de árvores e de galhos, destelhamento e falta de luz em bairros de Sorocaba…

12 horas atrás

GCM prende homem com um galão de produto inflamável no Pq. Manchester

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deteve, às 4h40 de sexta-feira (11), um homem…

13 horas atrás