A secretaria municipal de Saúde superou a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo na última sexta-feira (14).
Atingir 95% de imunização entre as crianças de 1 ano a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) fez parte da missão de trabalho durante a campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo que aconteceu nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encerrou às 17h do dia 14 de setembro.
De acordo com a pasta foram aplicadas 60.013 doses, sendo 30.203 (97,67%) de pólio e 28.975 (96,40%) da tríplice viral SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
De forma empenhada para melhorar a porcentagem alcançada, a Prefeitura de Sorocaba realizou três dias “D” em sábados, das 8h às 17h, para as pessoas que tem dificuldade de comparecer nas UBSs durante a semana.
A meta de cobertura vacinal maior ou igual a 95% deve ser alcançada tanto na rotina, quanto nas campanhas. Em Sorocaba, de acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, há 30.922 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estão contempladas a receber a imunização.
A secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, destaca o empenho da Secretaria em superar a meta estipulada pelo Estado. “É uma grande satisfação de saber que trabalhamos empenhados para superar a meta contra pólio e o sarampo. Nossa gestão é focada na saúde e não na doença, prevenir é sempre o melhor caminho”, ressalta a secretária.
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, ou paralisia infantil, é administrada a vacina oral, em gota. A campanha visou imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose ou não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, mantendo assim elevada a cobertura vacinal, para redução dos riscos de reintrodução destas doenças no Brasil.
As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), administradas aos dois, quatro e seis meses, sendo necessários dois reforços com a vacina oral poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Apesar do encerramento da campanha nacional, as vacinas continuarão disponíveis nas UBSs.
Com informações da Secom Sorocaba
O governo Lula (PT) revogou o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da…
Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…
Um engavetamento com vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…