Jornalismo

Cerimônia comemora um ano do Marco da Paz no Campolim

Neste sábado (29) foi celebrado o 1º ano da instalação do Marco da Paz na Praça Carlos Alberto de Souza, no Campolim,em Sorocaba.
O evento foi organizado pela Associação Comercial, em parceria com a Prefeitura e diversas entidades da cidade.
Com o lema “Unidos pela Paz”, 11 famílias sorocabanas foram homenageadas, por tudo que fazem e fizeram pela cidade.
A estrutura representa a “ Paz pela União dos Povos” e trouxe também à cerimônia comemorativa de seu primeiro ano em Sorocaba o idealizador do projeto, Caetano Brancati Luigi, um italiano com cidadania brasileira que tem uma trajetória que começou nos difíceis anos da guerra e atualmente possui um dos maiores reconhecimentos da humanidade, sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
O vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico, o coordenador do projeto, Amir Massis, e o vice-presidente da Facesp, José Alberto Cépil, compuseram a frente de honra ao lado de José Crespo e de Lilian, durante os discursos falaram sobre a importância do monumento, de sua representatividade. “ Deus nos abençou por este projeto ter crescido tanto, enquanto em tantos locais, muitas pessoas promovem reuniões com outras motivações, como de baderna e enfraquecimento do nosso país, nós estamos aqui, cidadãos, empresários, militares, fazendo nossa parte e fortalecendo a paz”, ressaltou João.
O comandante do CPI-7, cel. Antonio Valdir Gonçalves, em nome de todos os envolvidos com o evento, homenageou e entregou um quadro com a pintura da estrutura ao prefeito José Crespo, pelo grande incentivo da instalação do Marco da Paz no ano de 2017. “ Senhor prefeito, me lembro da nossa primeira reunião, onde o senhor se colocou e colocou toda a Prefeitura à disposição para o Marco, envolver vários profissionais de secretarias diferentes e o projeto foi realizado. Por isso, esta mais que merecida homenagem”, disse ele.
Surpreso e muito feliz com o presente, José Crespo, prometeu colocar o quadro na entrada do gabinete do Poder Executivo e falou sobre a importância deste projeto na cidade. “ Neste dia, refletimos mais sobre a palavra paz, mais que em outros dias. Estou muito feliz em participar desta solenidade e quero destacar meu amigo e presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, este cidadão ímpar, que esteve e sempre está presente em todos os movimentos mais importantes desta cidade. A quem nos motiva a praticar sempre o amar ao próximo como a si mesmo, e assim conquistarmos a paz”.
Em sua fala, Sérgio Reze emocionou o público presente com um recado muito importante. “ O Marco da Paz tem que ser diferente. Ele tem que estar na nossa mente! Todas falam que o Brasil precisa de paz, mas nós temos que contribuir com nossas atitudes para que esta paz que a gente quer que aconteça ela realmente aconteça”, lembrou ele.
A mensagem principal do evento foi discursada pelo idealizador. “ Vamos todos juntos semear a cultura da paz, vamos fazer nossa parte enquanto cidadãos de bens. Seremos motivados por ela e assim conquistaremos todos os continentes”, declarou Caetano Brancali Luigi.
A cerimônia contou também com a entrada das bandeiras feita pelos embaixadores da Paz, intercambistas do Rotary Nacional e apresentações culturais, atividades sociais. As famílias homenageadas foram as seguintes: Watanabe, Stefan, Santos, Ribeiro, Kiyama, Ferreira, Alves, Dom Julio Akamine, Caldana, Pacileo e Amary, representada pelo ex-prefeito Renato Amary, indicada pela Prefeitura de Sorocaba. Também estiveram presentes o Tiro de Guerra e a banda da Polícia Militar, além da cantora Tereza Baddini. Também estiveram presentes os secretários: Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Marina Elaine Pereira (Saúde), André J. Gomes ( Educação) e Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), além de representantes das secretarias do Esporte e Lazer e da Cultura e Turismo.
O monumento está instalado na Praça Carlos Alberto de Souza, localizada na Avenida Antonio Carlos Comitre, altura do nº 2.277, no Campolim. Mais informações pelo telefone (15) 3331-1003.
Sobre o Marco da Paz
Trata-se de estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial e um sino de cobre em que está gravada a sigla “Paz pela União dos Povos”.
No Brasil, o Marco da Paz foi construído pela primeira vez há 18 anos, no Pátio do Colégio, em São Paulo. O de Sorocaba faz parte de uma lista, que integra mais de 30 monumentos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
O objetivo é ser utilizado pelas instituições da cidade como um local para a realização de diversos eventos, promovendo reflexão e cultura de falar de paz. Possui a intenção de lembrar os homens dos cinco continentes, sobre a necessidade de manter a paz. A ideia de criar o monumento surgiu na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e teve como idealizador o Sr. Gaetano Brancati Luigi.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Os cerca de 40 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já…

3 horas atrás

Acidente aéreo com avião da Embraer no Cazaquistão deixa 38 pessoas mortas

Trinta e oito pessoas morreram ontem (25) na queda de um avião da Azerbaijan Airlines,…

3 horas atrás

Calendário de 2025 terá seis feriados prolongados; confira a lista

Ao contrário de 2024, o calendário contará com mais feriados prolongados em 2025. Este ano,…

3 horas atrás

Campanha cartinha de Natal dos Correios atinge, em 35 anos, 100% da demanda

O Papai Noel dos Correios conseguiu atender 100% das cartinhas que se enquadraram nos critérios…

3 horas atrás

Frequência escolar no Estado de São Paulo chega à marca de 86,4%

Com o monitoramento em tempo real do diário de classe desde 2023 e a implantação…

3 horas atrás

Criminosos alugam chácara em Piedade usando plataforma digital e furtam imóvel

Criminosos se passaram por hóspedes e furtaram uma chácara no último domingo (22) em Piedade.…

3 horas atrás