Neste sábado (29) foi celebrado o 1º ano da instalação do Marco da Paz na Praça Carlos Alberto de Souza, no Campolim,em Sorocaba.
O evento foi organizado pela Associação Comercial, em parceria com a Prefeitura e diversas entidades da cidade.
Com o lema “Unidos pela Paz”, 11 famílias sorocabanas foram homenageadas, por tudo que fazem e fizeram pela cidade.
A estrutura representa a “ Paz pela União dos Povos” e trouxe também à cerimônia comemorativa de seu primeiro ano em Sorocaba o idealizador do projeto, Caetano Brancati Luigi, um italiano com cidadania brasileira que tem uma trajetória que começou nos difíceis anos da guerra e atualmente possui um dos maiores reconhecimentos da humanidade, sendo indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
O vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico, o coordenador do projeto, Amir Massis, e o vice-presidente da Facesp, José Alberto Cépil, compuseram a frente de honra ao lado de José Crespo e de Lilian, durante os discursos falaram sobre a importância do monumento, de sua representatividade. “ Deus nos abençou por este projeto ter crescido tanto, enquanto em tantos locais, muitas pessoas promovem reuniões com outras motivações, como de baderna e enfraquecimento do nosso país, nós estamos aqui, cidadãos, empresários, militares, fazendo nossa parte e fortalecendo a paz”, ressaltou João.
O comandante do CPI-7, cel. Antonio Valdir Gonçalves, em nome de todos os envolvidos com o evento, homenageou e entregou um quadro com a pintura da estrutura ao prefeito José Crespo, pelo grande incentivo da instalação do Marco da Paz no ano de 2017. “ Senhor prefeito, me lembro da nossa primeira reunião, onde o senhor se colocou e colocou toda a Prefeitura à disposição para o Marco, envolver vários profissionais de secretarias diferentes e o projeto foi realizado. Por isso, esta mais que merecida homenagem”, disse ele.
Surpreso e muito feliz com o presente, José Crespo, prometeu colocar o quadro na entrada do gabinete do Poder Executivo e falou sobre a importância deste projeto na cidade. “ Neste dia, refletimos mais sobre a palavra paz, mais que em outros dias. Estou muito feliz em participar desta solenidade e quero destacar meu amigo e presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, este cidadão ímpar, que esteve e sempre está presente em todos os movimentos mais importantes desta cidade. A quem nos motiva a praticar sempre o amar ao próximo como a si mesmo, e assim conquistarmos a paz”.
Em sua fala, Sérgio Reze emocionou o público presente com um recado muito importante. “ O Marco da Paz tem que ser diferente. Ele tem que estar na nossa mente! Todas falam que o Brasil precisa de paz, mas nós temos que contribuir com nossas atitudes para que esta paz que a gente quer que aconteça ela realmente aconteça”, lembrou ele.
A mensagem principal do evento foi discursada pelo idealizador. “ Vamos todos juntos semear a cultura da paz, vamos fazer nossa parte enquanto cidadãos de bens. Seremos motivados por ela e assim conquistaremos todos os continentes”, declarou Caetano Brancali Luigi.
A cerimônia contou também com a entrada das bandeiras feita pelos embaixadores da Paz, intercambistas do Rotary Nacional e apresentações culturais, atividades sociais. As famílias homenageadas foram as seguintes: Watanabe, Stefan, Santos, Ribeiro, Kiyama, Ferreira, Alves, Dom Julio Akamine, Caldana, Pacileo e Amary, representada pelo ex-prefeito Renato Amary, indicada pela Prefeitura de Sorocaba. Também estiveram presentes o Tiro de Guerra e a banda da Polícia Militar, além da cantora Tereza Baddini. Também estiveram presentes os secretários: Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Fábio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Marina Elaine Pereira (Saúde), André J. Gomes ( Educação) e Hudson Zuliani (Licitações e Contratos), além de representantes das secretarias do Esporte e Lazer e da Cultura e Turismo.
O monumento está instalado na Praça Carlos Alberto de Souza, localizada na Avenida Antonio Carlos Comitre, altura do nº 2.277, no Campolim. Mais informações pelo telefone (15) 3331-1003.
Sobre o Marco da Paz
Trata-se de estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial e um sino de cobre em que está gravada a sigla “Paz pela União dos Povos”.
No Brasil, o Marco da Paz foi construído pela primeira vez há 18 anos, no Pátio do Colégio, em São Paulo. O de Sorocaba faz parte de uma lista, que integra mais de 30 monumentos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
O objetivo é ser utilizado pelas instituições da cidade como um local para a realização de diversos eventos, promovendo reflexão e cultura de falar de paz. Possui a intenção de lembrar os homens dos cinco continentes, sobre a necessidade de manter a paz. A ideia de criar o monumento surgiu na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e teve como idealizador o Sr. Gaetano Brancati Luigi.
Com informações da Secom Sorocaba
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…