Jornalismo

Prefeito José Crespo se reúne com comunidade haitiana em Sorocaba

O prefeito José Crespo, participou, no final da tarde deste sábado (29), de um encontro com a comunidade haitiana que vive em Sorocaba. Organizado pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), o encontro, realizado na Casa do Cidadão do Éden, teve o objetivo de ampliar o campo de diálogo dos haitianos com o Poder Público local, assim como eles apresentassem suas demandas e necessidades.
Esta foi mais uma reunião envolvendo integrantes da Secid, Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) – e a primeira com a participação do prefeito – e contou com a participação de mais de duzentas pessoas. Como muitos chegaram recentemente ao Brasil e ainda não aprenderam a falar português – no Haiti a principal língua é o francês – houve a necessidade da tradução, feita por outros aqui estabelecidos a mais tempo.
A secretária de Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, destacou a importância do evento e ressaltou a atenção que o governo municipal dará, sobretudo para gerar mecanismos abrangentes e inclusivos na qualificação profissional e empregabilidade; atenção à saúde – onde os haitianos apontaram dificuldades para comunicação no momento da procura por atendimento, entre outros pontos. “Queremos, cada vez mais, estabelecer esses encontros com objetivo de auxiliar essa comunidade. A participação do prefeito nesta reunião é uma demonstração de que esse governo está atento e disposto a ajudar naquilo que estiver ao alcance do Poder Público Municipal”, disse a secretária.
O prefeito José Crespo ouviu atentamente aos testemunhos feitos por alguns haitianos, como viviam naquele país e como chegaram ao Brasil e a Sorocaba e também sobre atual situação no município. Como a de Bony Louissint, uma das lideranças da comunidade haitiana na cidade. Disse que as necessidades do grupo são variadas. “Como chegamos sem documentação temos dificuldade em encontrar emprego e em ter atendimento médico, em buscar qualificação formal”, destacou o representante.
O prefeito destacou a importância do encontro e colocou a administração à disposição da comunidade haitiana, lembrou que as pastas que tratam do assunto deverão planejar ações no sentido de auxiliar a comunidade nas respectivas áreas de atuação. “Vamos fazer um levantamento de todos os processos que encontram-se  espalhados na Prefeitura e ver o que é preciso para agilizá-los. Também vamos levantar as principais demandas da comunidade para ver aquilo que podemos auxiliar dentro do que compete na esfera municipal”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo sorocabano também destacou a importância de a comunidade se organizar, com a criação de uma associação, para que todas as demandas possam ser conhecidas, por meio de uma comunicação oficial e de forma mais ágil.
Durante o encontro o prefeito José Crespo foi elogiado diversas vezes pelos participantes, ao destacarem ter sido o seu governo aquele que efetivamente tem atuado em prol dessa comunidade. “Hoje é um dia de grande alegria para nós, por estamos aqui neste espaço com conversando diretamente com o principal representante de Sorocaba, que é o prefeito José Crespo. Percebi o quanto ele, assim como a secretária Suélei, são atenciosos e sensibilizados com os nossos relatos e estão dispostos a nos auxiliar”, disse Piterson Syrilsaint, de 30 anos, ao lado da esposa Marie Chantale Chery.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Unimed Sorocaba inicia projeto de expansão na região de Sorocaba

Seguindo um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, iniciado em…

4 horas atrás

Governo de SP reforça a importância da vacinação contra a febre amarela

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) alerta para a importância da…

4 horas atrás

Justiça suspende validade da votação de Projeto de Lei que cria 75 cargos e cinco secretarias

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo concedeu, na noite desta segunda-feira (13),…

4 horas atrás

SOS Sorocaba resgata a dignidade da pessoa em situação de rua

O SOS Sorocaba (Serviço de Obras Sociais), fundado em 28 de novembro de 1968, realiza…

4 horas atrás

Desassoreamento dos rios é necessário para minimizar enchentes

O deputado estadual Edson Giriboni foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (14). Ele…

4 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 14/01/2025

Exportações de Sorocaba crescem 6,6% em 2024. As exportações em Sorocaba cresceram 6,6% no ano…

5 horas atrás