Jornalismo

Universidades concentram mais de 53% das matrículas no ensino superior

Considerado o mais completo levantamento estatístico do país sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), o Censo da Educação Superior revela que o Brasil tinha, em 2017, 2.448 instituições de graduação, sendo 296 públicas e 2.152 privadas.
O levantamento, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgado em setembro, ainda mostra que, entre as instituições públicas, 41,9% são estaduais, 36,8%, federais e 21,3%, municipais.
Entre as unidades de Ensino Superior do País, 199 são universidades — 106 públicas e 93 privadas. Apesar de representarem apenas 8,1% do total, elas respondem por 53,6% das matrículas — ou 4,4 milhões.
Mais numerosas, as 2.020 faculdades vêm em seguida, com dois milhões de matrículas (25% do total).
Há também na lista os Centros Universitários — com quase 1,6 milhão de matrículas, ou 19,2%. Por fim, 2,2% (182 mil matrículas) correspondem aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).
Vagas e cursos
Em todo o ano passado, 10,7 milhões de vagas foram oferecidas em cursos de graduação, sendo 9,9 milhões pela rede privada e 823 mil pelo sistema público. Desse total, 73,3% eram novas e 26,6%, remanescentes. Além disso, em 2017, o número de ingressantes apresentou alta de 8,1% em relação ao ano anterior.
Em média, as mais de 2,4 mil instituições de ensino superior do Brasil oferecem 14 cursos de graduação. Apenas 2,3% delas ofertam 100 ou mais cursos, que têm como grau acadêmico predominante o bacharelado (58,7%).
Alunos e professores
Em relação ao total de estudantes matriculados, o sexo feminino é o predominante. O levantamento também aponta que a idade média dos alunos no ato da matrícula é mais baixa nos cursos presenciais que nos a distância: 21 anos contra 29, respectivamente.
O Censo de 2017 ainda revela que, tanto na rede pública quanto na privada, o docente médio tem 36 anos e é homem. No sistema público, é mais frequente a ocorrência de profissionais com doutorado e que trabalham em regime de tempo integral; já no privado, predomina o mestrado e o regime parcial.
Censo
Além de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade informações detalhadas sobre o o nível de graduação do País, o Censo da Educação Superior tem como objetivo principal guiar as políticas públicas para o setor. O estudo é elaborado anualmente pelo Inep a partir de dados coletados em questionários preenchidos pelas IES ou por meio do Sistema e-MEC.
Com informações do Ministério da Educação

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba celebra o 7 de Setembro com Ato e Desfile Cívico

Com a participação de cerca de 10 mil pessoas, Sorocaba realizou na manhã deste sábado…

5 horas atrás

Acusado de assédio sexual, ministro Silvio Almeida é demitido por Lula

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi demitido de seu cargo, dentro do Governo, após uma…

11 horas atrás

Helicópteros auxiliam no trabalho de rescaldo em focos de incêndio em SP

O trabalho em terra e com helicópteros auxiliou na diminuição do número de focos de…

12 horas atrás

Com 70 anos, Praça dos Tropeiros é reinaugurada após revitalização

No final da tarde desta sexta-feira (06), aconteceu a reinauguração da Praça dos Tropeiros, localizada…

13 horas atrás

Venda de imóveis na região cresce 5% em julho

O mercado imobiliário na região de Sorocaba apresentou um desempenho positivo em julho, segundo o…

1 dia atrás

Ícone Planeta é o vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024

O Ícone Planeta, edifício mais alto do interior do Brasil, é o grande vencedor do…

1 dia atrás