Jornalismo

Com 347 votos, filhote de muriqui do zoo ganha o nome de Açucena

A campanha de votação para a escolha do nome do filhote de muriqui-do-sul, que nasceu no ano passado no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, encerrou no último sábado (13). Com 347 votos, a fêmea ganhou o nome de Açucena. No mesmo dia, dezenas de visitantes puderam acompanhar a entrega de picolés de frutas aos muriquis do zoo.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental integrou a programação de aniversário de 50 anos do zoo (20 de outubro). “O muriqui é o animal símbolo do nosso zoológico e o nosso objetivo foi de sensibilizar a população sobre o animal e o importante e trabalho desenvolvido no zoo”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.
A população pode participar da campanha de forma on-line e também numa urna que foi colocada em dois sábados em frente ao Museu Histórico Sorocabano (MHS), que fica no interior do zoo. No total, foram 616 votos. As outras duas opções foram Biribá (136 votos) e Araçá (133 votos), nomes que representam plantas da Mata Atlântica, bioma onde vive a espécie.
Sobre a espécie
O muriqui é o maior macaco das Américas e também é conhecido como mono-carvoeiro. O nome mono-carvoeiro foi dado porque o animal possui as mãos, os pés e a cauda pretos, assim como as pessoas que trabalham em minas de carvão.
São macacos que só existem na Floresta Atlântica do Brasil e uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo, com uma população total estimada em 1.300 indivíduos, de acordo com a IUCN (International Union for Conservation of Nature). Dentre as principais ameaças estão a destruição da floresta onde vivem, a caça e também o fato de que eles demoram muito para terem filhotes.
É um animal herbívoro, que só come folhas, frutos e flores. Quando comem os frutos, espalham as sementes pela floresta onde vivem, ajudando a fazer com que nasçam novas árvores. Uma característica marcante dos muriquis é fazerem um demorado abraço grupal, pois na natureza vivem em grupos bastante unidos.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba amplia atendimento para casos de virose em sete UBSs

Em virtude do volume de casos de virose na última semana na cidade, a Prefeitura…

9 horas atrás

Novo comandante do 7° BPM/I apresenta índices criminais e fala dos desafios da segurança

O novo comandante do 7° BPM/I (Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior), Ten Cel…

10 horas atrás

PROGRAME-SE 06/01/2025

Começamos a semana com destaque para estreia nos cinemas das cidades; cursos do instituto municipal…

11 horas atrás

Dengue: país ultrapassou 6 milhões de casos em 2024

Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o País…

11 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 06/01/2025

Estudo da Fundação Seade revelou que a estimativa da expectativa de vida para o Estado…

11 horas atrás

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento…

12 horas atrás