Para participar da iniciativa nacional, a professora Amanda Cristine de Souza e os alunos elaboraram proposta, slogan, número do candidato e por meio de uma redação elaborada pelos estudantes foi respondida a questão: “Por que a minha sala deve participar do programa Eleitor Mirim?”. Já a imagem de Oswaldinho foi inspirada num esqueleto que a escola tem para uso de aula de ciências e que acabou se tornando o xodó das crianças e também dos professores.
Oswaldinho é do Partido dos Direitos Infantis (PDI) e quer investir em segurança para as crianças e combater o preconceito e o bullyng. Seu número é 9929. Ele concorre com os candidatos: Diana Rogers, do Partido Conexão Estudantil (PCE), criado pelo Colégio Conexão (Joaçaba/SC); Justinho, do Partido da Renovação Jovem (PRJ), da E. M. E. F. “José Pasqualini” (Corupá/SC); Valter Silva, do Partido Millenium do Futuro, da Escola do Futuro e Escola Millenium (Governador Valadares/MG); e o Super-Betinho, do Partido Criança Fala Sério (PCFS), da E.M. “Humberto de Alencar Castelo Branco” (Campina Grande do Sul/PR).
Como foi o processo
“Logo que foi apresentada a proposta de produção de um texto para concorrer à criação do candidato, todos se interessaram muito”, conta a professora Amanda. “No decorrer do processo os alunos foram trazendo várias ideias e propostas para a criação da plataforma do personagem Oswaldinho. Foi algo surpreendente”, destaca. Além da participação direta da escola ao criar o candidato, as crianças debateram em sala de aula sobre a importância da democracia e o engajamento político.
A aluna Anna Izabel Marques Gomes, de 11 anos, explica quais foram os critérios para uso do nome e número da chapa do candidato. “Escolhemos o nome depois de várias pesquisas feitas com os alunos e familiares e pensamos no número 9929 sendo o 99 o ano da fundação da escola juntando com o 929, número do prédio da unidade”, explica a estudante.
Além da escolha do estilo do personagem, as crianças e os professores das outras turmas do 5º ano também discutiram sobre as propostas. O Oswaldinho, além de combater o preconceito e o bullyng, propõe às escolas mais estímulo para debates políticos, democráticos e de cidadania, pede a criação de programas educativos de qualidade e o fim de toda e qualquer violência praticada contra crianças e adolescentes.
A diretora da E. M. “Professor Oswaldo de Oliveira”, Janaína Santos de Souza, responsável pela unidade desde 2002, conta que o sentimento é de realização do compromisso de oferecer maior abrangência de conhecimento às crianças. “Além do conhecimento básico como cálculo, interpretação, leitura, nossa ideia é possibilitá-los a vivência de cidadania dentro da escola, como nos casos de escolha de representante de classe que pode ser considerada uma circunstância política também”, enfatiza. “Essa vivência na escola é fundamental para que eles não se sintam somente telespectadores, mas participantes do cenário político”, completa.
Sobre a eleição
Crianças e adolescentes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de todo o Brasil poderão participar e escolher seus representantes, assim como os adultos fazem. A votação teve início em 7 de outubro e ocorrerá até o dia 28 de outubro através do site: https://plenarinho.leg.br/index.php/urna-eletronica. O vencedor mantém o seu candidato no site até a próxima eleição.
Sobre o Eleitor Mirim
O Eleitor Mirim é realizado nos anos eleitorais, com a parceria de professores. Eles recebem uma cartilha com textos que abordam de forma divertida os vários aspectos do processo eleitoral, como a importância do voto, a necessidade de acompanhar o trabalho daquele que foi eleito, as possibilidades de engajamento, entre outros. Além disso, a cartilha traz sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.
Além do Eleitor Mirim, o portal Plenarinho traz informações sobre o Poder Legislativo, a elaboração de leis, atuação parlamentar e organização do Estado, tudo de maneira lúdica e com linguagem acessível.
O Plenarinho nasceu da iniciativa de funcionários da Câmara dos Deputados, que foi a vencedora do concurso “Câmara em Ideias” de 2002. Em agosto de 2004, o Plenarinho foi lançado simultaneamente em 26 escolas públicas do País. Em setembro de 2006 foi transformado em portal, fruto da diversificação dos conteúdos apresentados.
Com informações da Secom Sorocaba
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