Nesta quarta-feira (24), às 14h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), realizará uma audiência pública para apresentar os projetos para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, os planos para a construção de nova pista de aeromodelismo no Parque Porto das Águas e a construção da sede do Grupo Escoteiros do Ar Albino Bueno de Camargo. O evento será realizado no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.
O objetivo da audiência pública é apresentar ao público o programa para recuperação do Aeroclube, que foi elaborado pela Prefeitura de Sorocaba, reconhecendo a importância do aeroclube para a história e a economia da cidade. A apresentação será feita pelo engenheiro Telmo Pereira Cardoso, diretor de área da Secretaria de Planejamento de Projetos e ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba.
O Aeroporto “Bertran Luiz Leupolz” é um dos maiores polos de serviços aeronáuticos da América Latina. Lá estão instaladas e funcionam importantes empresas de manutenção de jatos executivos, de apoio terrestre à aviação executiva e de táxi aéreo, como Embraer, World Way Aviation (WWA), Dassault Falcon Jet, Conal, entre outras.
Outro projeto a ser apresentado será o de construção da nova pista de Aeromodelismo de Vôo Circular Controlado (VCC) no Parque Porto das Águas. A pista de aeromodelismo Ayrton Senna, no Aeroclube de Sorocaba, foi construída pela Prefeitura de Sorocaba e funcionou por mais de 20 anos como um local de lazer e desporto, contribuindo para a formação de muitos pilotos e vocações tecnológicas da área da aviação. As atividades desta modalidade estão canceladas desde fevereiro de 2018 por conta das obras de alargamento da pista de taxiamento na área particular do aeroporto.
Já a construção da sede do Grupo Escoteiro do Ar “Albino Bueno de Camargo” foi um pedido atendido pelo prefeito José Crespo, que considerou a importância do escotismo na formação cívica dos jovens. O grupo de escoteiros já existe há 20 anos e conta com 81 jovens praticantes de atividades voltadas para o conhecimento técnico de aeronáutica.
Para a audiência pública foram convidados representantes de empresas e entidades que poderão contribuir para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, como o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ACSO (Associação Comercial de Sorocaba), Aeas (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), IHGGS (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba), Receita Federal, Polícia Federal e Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec).
O Centro de Referência em Educação está localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.
Com informações da Secom Sorocaba
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…
A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (23), quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar um…
O Brasil registrou uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024. A…
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…