Jornalismo

Apenas 2% das prestações de contas do 1.º turno foram entregues à Justiça Eleitoral

Termina no próximo dia 6 de novembro o prazo para partidos políticos e candidatos apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas final referente ao primeiro turno das Eleições Gerais 2018.
Até o momento, das mais de 28 mil aguardadas, somente 716 prestações foram protocoladas, ou seja, cerca de 2% do total.
Na tentativa de minimizar os efeitos de uma possível entrega acumulada no último dia do prazo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou uma videoconferência, nesta terça-feira (30), com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para alertar sobre a necessidade de reforço das equipes envolvidas no recebimento das informações.
O assessor-chefe da Assessoria de Prestação de Contas e Exames Partidários do TSE, Eron Pessoa, afirmou que a preocupação do Tribunal ocorre em razão do volume dos documentos que integram o processo de prestação de contas. Com a obrigatoriedade do uso do Processo Judicial Eletrônico (PJE) para todas as classes processuais eleitorais, todos os documentos comprobatórios da prestação de contas precisam ser digitalizados e inseridos no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Depois, os partidos terão de entregar os documentos em mídias, presencialmente, nos TREs e no TSE.
Ainda de acordo com Eron Pessoa, o mais adequado seria que os partidos e candidatos antecipassem a entrega e não deixassem para o último dia do prazo. “O melhor seria que os partidos utilizassem o período de amanhã até o prazo final para a entrega das contas, evitando-se, assim, a entrega das prestações no último dia do prazo. Isso para evitar as filas, atrasos e sobrecarga do sistema da Justiça Eleitoral”, ponderou.
A tramitação eletrônica dos processos de prestação de contas é mais um passo no sentido de ampliar a celeridade, a visualização rápida, a sustentabilidade, a eficiência, a transparência e o controle das contas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a Portaria TSE nº 1.143/2016, que disciplina o PJE, até 2018, todas as classes processuais deverão tramitar de forma totalmente virtual.
A mídia contendo toda a documentação comprobatória da prestação de contas deve ser gerada obrigatoriamente a partir do sistema SPCE, e deve ser protocolada presencialmente no tribunal regional responsável pelo exame das contas. Após a entrega e validação da mídia, os dados são gravados e transmitidos eletronicamente para o TSE.
Transparência
Toda a documentação entregue à Justiça Eleitoral será disponibilizada na íntegra para consulta pública no Portal do TSE. A mediada permitirá que candidatos, partidos, imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão possam ter acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e  das legendas nas Eleições de 2018.
Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

PROGRAME-SE 07/01/2025

No PROGRAME-SE desta terça-feira destaque para contação de história, de graça na Biblioteca Municipal de…

15 horas atrás

Nutricionista dá dicas para um ano mais saudável

As festas de fim de ano são regadas a fartura de bebidas e comidas mais…

15 horas atrás

Rota Sorocabana: obras importantes serão feitas na Rodovia João Leme dos Santos; prefeito confirma pedágio

O prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…

15 horas atrás

Alta de casos de virose amplia atendimento nas UBSs de Sorocaba

Depois das comemorações de fim de ano, onde muitas pessoas viajaram ao litoral paulista, Sorocaba…

17 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 07/01/2025

O custo da cesta básica em Sorocaba encerrou 2024 no valor de R$ 1.165,61, registrando…

17 horas atrás

ACSO participa da NRF 2025 em Nova York para trazer inovações do varejo

A Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) estará presente na National Retail Federation (NRF) 2025, o…

18 horas atrás