Jornalismo

STF julga ação que suspendeu busca e apreensão em universidades

O Supremo Tribunal Federal (STF) faz sessão plenária hoje (31) à tarde para julgar a medida cautelar deferida pela ministra Cármen Lúcia. Pela medida, ficam suspensas as decisões de juízes eleitorais sobre a busca e apreensão de panfletos e materiais de campanha eleitoral em universidades e nas dependências das sedes de associações de docentes.
No último dia 27, Cármen Lúcia concedeu medida cautelar em favor da livre manifestação de pensamento. A decisão ocorreu no momento em que várias universidades públicas foram alvo de ações policiais e de fiscais eleitorais.

Segundo as ações judiciais expedidas, os atos policiais e administrativos baseavam-se na fiscalização de supostas propagandas eleitorais irregulares. Estudantes, professores e entidades educacionais, no entanto, viram as ações como censura.

Urgência
De acordo com a ministra, a decisão tem caráter de urgência para evitar que as ações deflagradas nos últimos dias se multipliquem. A medida foi enviada ao presidente do Ssupremo, Dias Toffoli, que decidiu submeter a decisão ao plenário.
A ministra Cármen Lúcia condena ações totalitárias, afirmando que “toda forma de autoritarismo é iníqua”. “Pior quando parte do Estado. Por isso, os atos que não se compatibilizem com os princípios democráticos e não garantam, antes restrinjam o direito de livremente expressar pensamentos e divulgar ideias, são insubsistentes juridicamente por conterem vício de inconstitucionalidade.”
PGR
Há cinco dias, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciou o pedido de liminar ao STF para “restabelecer a liberdade de expressão e de reunião de estudantes e de professores no ambiente das universidades públicas brasileiras”.
Raquel Dodge, que também é procuradora-geral eleitoral, apresentou ao Supremo uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF). Segundo a procuradora, esse tipo de ação busca reparar lesão a princípio fundamental da Constituição que tenha sido provocada por ato do Poder Público.

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sorocaba amplia atendimento para casos de virose em sete UBSs

Em virtude do volume de casos de virose na última semana na cidade, a Prefeitura…

14 horas atrás

Novo comandante do 7° BPM/I apresenta índices criminais e fala dos desafios da segurança

O novo comandante do 7° BPM/I (Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior), Ten Cel…

15 horas atrás

PROGRAME-SE 06/01/2025

Começamos a semana com destaque para estreia nos cinemas das cidades; cursos do instituto municipal…

16 horas atrás

Dengue: país ultrapassou 6 milhões de casos em 2024

Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o País…

16 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 06/01/2025

Estudo da Fundação Seade revelou que a estimativa da expectativa de vida para o Estado…

17 horas atrás

Fies: programa terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento…

17 horas atrás