Entrevistas

Notificação de Infração contra o São Bento é arquivada

A Procuradoria da Justiça Desportiva arquivou a Notícia de Infração impetrada pelo Paysandu contra o São Bento por suposta escalação irregular na Série B do Campeonato Brasileiro. No entendimento da Procuradoria não houve infração disciplinar na escalação do atleta Gabriel Monteiro Vasconcelos e, por isso, o caso foi arquivado. A decisão foi comunicada na manhã desta quarta, dia 7 de novembro.
O Paysandu ingressou com Notícia de Infração no STJD no dia 25 de outubro. No documento o clube alega que o atleta Gabriel Monteiro Vasconcelos atuou em cinco partidas pelo São Bento válidas pela Série B do Campeonato Brasileiro e destaca que o artigo 8º do regulamento específico da competição fala que cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes da Série B e que esse atleta Gabriel foi o sexto e, portanto, não poderia atuar.
Ainda segundo o Paysandu, o São Bento ao relacionar o atleta Gabriel cometeu infração ao artigo 214 do CBJD ao fazer constar da súmula ou incluir na equipe atleta em situação irregular.
O STJD recebeu a Notícia de Infração e encaminhou para a Procuradoria.
Após acesso a documentação, a Procuradoria abriu vista para a Diretoria de Competições e a Diretoria de Registros e Transferências da CBF pedindo que se manifestassem sobre o caso. No retorno as diretorias se posicionaram contrárias as alegações do Paysandu e rechaçaram irregularidade na escalação do atleta pelo São Bento.
No entendimento da Procuradoria a alegação na Notícia de Infração parte de uma confusão entre a atuação do atleta pela Ponte Preta e sua posterior transferência ao São Bento no mesmo campeonato. Na explicação, a Procuradoria destaca que o artigo 8º do REC proíbe a transferência entre clubes da Série B de forma direta. No caso específico ocorreu uma transferência através de uma rescisão de cessão temporária do atleta e novo empréstimo entre dois clubes disputantes da mesma competição com o detentor de seus direitos pertencentes ao Corinthians, clube da Série A.
No presente caso houve uma transferência de um clube da Série A para o clube da Série B não havendo, portanto, qualquer relação com norma dita violada (artigo 8º do REC).
A Procuradoria explicou ainda que os casos de irregularidade próprios (clássicos) de condição de jogo do artigo 214 do CBJD, são: escalação com suspensão por cartões, por cumprimento de penalidade de decisão da Justiça Desportiva ou sem o nome publicado no BID, todas as demais possíveis irregularidades devem ser interpretadas de forma sistêmica e conforme a norma de regência, que no caso não previu essa hipótese.
Pelo exposto, nos termos do §1º do artigo 74 do CBJD, não havendo elementos mínimo a demonstrar violação da norma apontada e, consequentemente, o oferecimento de denúncia, a Procuradoria determinou o arquivamento da presente Notícia de Infração do Paysandu contra o São Bento.

Nilson Duarte
Compartilhar

Notícias recentes

Serial killer de animais é preso em Itapetininga

O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…

11 horas atrás

Sebrae Sorocaba é destaque em premiação no estado

O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…

12 horas atrás

Velório do ator Ney Latorraca é nesta sexta (27), no Theatro Municipal, no centro do Rio

Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…

12 horas atrás

PROGRAME-SE 26/12/2024

No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…

12 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 26/12/2024

Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…

13 horas atrás

Bancos têm horários reduzidos de atendimento no final de ano

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…

14 horas atrás