Jornalismo

Secretaria de Cidadania lança projeto de prevenção a relacionamentos abusivos na adolescência

A Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid) lançou nesta semana o projeto “A Marca na Rosa”, no Barracão Cultural, com exposição de fotos e apresentações artísticas.

O projeto, criado pela Coordenadoria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu) e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), tem como objetivo a diminuição efetiva de meninas vítimas de agressões, principalmente por seus namorados ou companheiros, esclarecendo os malefícios causados por relacionamentos ciumentos e conturbados.

Embora Sorocaba possua uma rede de proteção específica para mulheres vítimas de violência, a prevenção ainda é pouco discutida e divulgada.

No evento, a secretária de Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves, destacou a importância da prevenção em relacionamentos abusivos. “A prevenção ajuda a identificar o abuso antes que ele aconteça. Esse é o tema de nosso projeto que, com a exposição e outras ações que faremos ao longo do ano de 2019, orientaremos as jovens a identificarem casos em que seus relacionamentos deixam de ser saudáveis”, completou.

O projeto pretende contribuir para uma melhor compreensão da violência, dos motivos que levam os jovens a usar a violência, das razões que apontam em relação à diferença de gênero e uma reflexão por parte do agressor e das vítimas. Nos relacionamentos abusivo entre jovens, os dois são vítimas e ambos necessitam de cuidados, muitos não se percebem dentro de um relacionamento abusivo.

A coordenadora da Mulher, Ana Miragaia, destacou o grande número de estudantes do ensino médio que tem sofrido agressões físicas e sexuais de seus namorados. “As meninas e as jovens mulheres, na idade entre 16 e 24 anos, são as mais suscetíveis a esse tipo de violência e, relacionamentos abusivos deixam consequências.”, concluiu.

O projeto contará com uma exposição fotográfica que, com um visual contemporâneo, pretende atingir os jovens alertando-os aos danos da violência. As fotos ficarão expostas no período de 7 a 20 de novembro, no Shopping Pátio Cianê, localizado na avenida Afonso Vergueiro, na região central. Também serão distribuídos folhetos com orientações sobre relacionamentos abusivos e locais onde os jovens podem conseguir ajuda.

Em 2019, a coordenadoria promoverá rodas de conversa para debates sobre relacionamentos abusivos com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. Nesses encontros, as escolas participantes receberão uma “caixa de segredos”, para que os alunos depositem suas perguntas ou questionamentos sobre o tema, permitindo que o mediador da roda de conversa faça um diagnóstico da realidade e das principais dúvidas dos jovens que participarão.

Também participaram do evento o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jéferson Gonzaga, o vereador Péricles Régis e a supervisora de ensino, Roseli Lara Martins, representando a Diretoria de Ensino de Sorocaba.

Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Pablo Marçal tem alta e hospital divulga boletim

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) teve alta hospitalar do Sírio…

2 horas atrás

17 de setembro é o Dia Mundial da Segurança do Paciente

No próximo dia 17 de setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia…

2 horas atrás

Copa Paulista conhece seus semifinalistas

As semifinais da Copa Paulista 2024 foram definidas no final de semana. No sábado, foram…

3 horas atrás

Campanha de Marçal avalia ação criminal contra Datena

A campanha de Pablo Marçal discute, hoje, a possibilidade de entrar com uma ação contra…

4 horas atrás

Tito Jackson, ex-membro do Jackson 5, morre aos 70 anos

O músico Toriano Adaryll “Tito” Jackson, um dos irmãos de Michael Jackson que integraram o…

5 horas atrás

Dona do Burger King irá representar Subway no Brasil

A operadora brasileira de redes de fast food Zamp anunciou nesta segunda-feira (16) acordo com…

5 horas atrás