O câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros após o tumor de pele não melanoma. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que serão 68.220 novos casos da doença em 2018, sendo que os valores correspondem a um risco estimado de 66 novos casos a cada 100 mil homens. A maioria dos pacientes se concentra nas regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste.
O médico oncologista e gestor técnico da SES, Dr. Lúcio Neves, ressalta que homens a partir de 40 anos de idade com histórico familiar da doença devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde ou no Ônibus Azul. Pacientes sem sintomas e sem casos na família, devem procurar a assistência urológica a partir dos 50 anos de idade. Homens com sintomas urológicas devem procurar unidades de saúde o mais breve possível, independente da idade.
“Se for realizar investigação para diagnóstico precoce de câncer de próstata, é de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA, Antígeno Prostático Específico. Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá mais informações para a indicação da biópsia de próstata”, ressalta o oncologista. Dr. Lúcio ainda completa. “Para prevenir a doença, o homem deve praticar exercícios físicos e manter hábitos alimentares saudáveis”.
Com informações da Secom Sorocaba
Na última quinta-feira (16/01), Policiais Civis do 8º Distrito Policial de Sorocaba realizaram uma ação…
A Polícia Civil de Itu deflagrou na última sexta-feira (17/01), em Barueri (SP), a “Operação…
São Bento ficou no empate com a Votuporanguense, por 0 a 0, na tarde deste…
Regulamentada na última quinta-feira (16) após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária…
O estado de saúde da menina de 12 anos de idade que sobreviveu à queda do…
A população receberá, gratuitamente, uma dose da vacina contra a H1N1, neste sábado (18), das…