As famílias do bairro Jacutinga são as próximas beneficiadas com o programa 100% Esgoto Tratado do Saae-Sorocaba. As residências de cerca de mil pessoas passam a ser servidas com rede coletora e de afastamento de esgoto, em substituição às fossas sépticas.
Com o investimento aproximado de R$ 1,5 milhão a nova rede é instalada até mesmo cruzando por baixo da linha de trens.
Os trabalhos no local iniciaram na quarta-feira (21), são realizados por profissionais do próprio Saae-Sorocaba e a expectativa é que sejam concluídos em oito meses. “Quase todo o esgoto de Sorocaba já é tratado.O Saae trabalha para universalizar o atendimento à população”, enfatiza o prefeito José Crespo.
O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, lembra que Sorocaba está entre os municípios brasileiros com melhor saneamento, pois trata 96,5% do esgoto produzido por toda população e possui as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) com a capacidade instalada para processar todo o efluente gerado.
“O programa 100% Esgoto Tratado instala as redes de coleta que vão transportar até as ETEs os 3,5% que faltam para tratamos todo o esgoto da cidade”, explica. Esse volume é gerado por famílias que residem em bairros isolados ou que, por dificuldades técnicas ou financeiras, o Saae-Sorocaba não havia conseguido atender.
Sobre o investimento no bairro Jacutinga, de acordo com o diretor Operacional de Esgoto do Saae-Sorocaba, Rodolfo Barboza, o trecho da instalação da rede de esgoto que passará por baixo da linha do trem será feito pelo método não destrutível.
Esse método apelidado como “tatu” permite construir a rede por baixo do solo, sem a necessidade de interferências ou bloqueios em sua superfície. “Estamos implantando cerca de 7 mil metros de redes coletoras, em tubos de PVC com diâmetro de 150mm e mais de 100 poços de visita”, declara Rodolfo Barboza.
Antes de iniciar os trabalhos no bairro Jacutinga, o programa 100% Esgoto Tratado concluiu no início deste mês de novembro a construção da rede coletora que atende os imóveis habitados por pouco mais de 50 famílias na rua Eugênia de Oliveira Cirne, no Jardim Marli. Com isso eliminou o lançamento diário de aproximadamente 44 mil litros de esgoto no córrego Itanguá.
Com informações da Secom Sorocaba
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…