A Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sedesc) vai lançar nesta sexta-feira (30), às 9h, o Plano Verão 2018/2019. O evento será realizado no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, e é aberto ao público.
A Operação Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março e visa minimizar desastres durante o período de maior incidência de chuva, com o objetivo de reduzir danos materiais e, principalmente, preservar vidas.
Para o secretário de Segurança e Defesa Civil, Jefferson Gonzaga, a parceria entre as secretarias municipais e outros órgãos que estão envolvidos no Plano Verão é extremamente importante. O Plano Verão conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), 14º CSM, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Nudecs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil), Jeep Clube e outros parceiros.
Comitê executivo
O decreto municipal nº 24.206, de 30 de outubro de 2018, instituiu o Plano Verão 2018/2019, incluindo o comitê executivo, constituído por integrantes de todas as secretarias municipais, com o intuito de otimizar as ações de prevenção, mitigação, preparação, respostas e de recuperação em caso de desastre.
De acordo com o decreto, o desempenho da Operação Verão observará os seguintes níveis de ações: Estado de Observação (precipitações pluviométricas acumuladas até 59,9 mm em 3 dias, e monitoramento destes índices); Estado de Atenção (precipitações pluviométricas acumuladas a partir de 60 mm em 3 dias, pontos com alagamentos e previsão de precipitação pluviométrica contínua); Estado de Alerta (acumulado de 3 dias permanecendo em 60 mm ou superior com previsão de precipitação pluviométrica contínua, após vistoria das Equipes da Defesa Civil, remoção preventiva da população das áreas de risco iminente, identificadas pelas equipes); e Estado de Alerta Máximo (acumulado de 3 dias superior a 60 mm com previsão precipitação pluviométrica contínua e ocorrências em andamento, remoção de toda a população que habita áreas de risco, indicada por vistoria técnica).
Com informações da Secom Sorocaba
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…