Sorocaba tem o 25º melhor índice de Desenvolvimento Social do País. A informação consta no ranking divulgado pela renomada empresa de consultoria Urban Systems.
Em relação ao estudo publicado no ano passado a cidade conquistou 40 posições, já que ocupava a 65º lugar, e fica à frente de importantes capitais, como São Paulo (60ª posição), Brasília (54ª), Florianópolis (59ª), Belo Horizonte (66ª) e cidades como Campinas (47ª) e São Bernardo do Campo (78ª).
No total, 309 municípios com mais de 100 mil habitantes foram analisados no estudo. Essa é a quinta edição do levantamento.
A Urban Systems tem mais de 19 anos e no período foram mais de 500 cidades analisadas e mapeadas.
Os dados têm o objetivo de apresentar uma visão ampla das oportunidades e da evolução das cidades com relação ao ambiente propício para o desenvolvimento. Em primeiro lugar no quesito Desenvolvimento Social, está São Caetano do Sul (SP), seguido de Balneário Camboriú (SC). No fim da lista estão Chapecó (SC), Guarapuava (PR) e Apucarana (PR).
A lista classifica os municípios com potencial de investimento, a partir de vários indicadores socioeconômicos. O objetivo do levantamento é o de avaliar quais são as cidades que contam com mais atrativos para o desenvolvimento de negócios de acordo com as condições e infraestrutura disponíveis.
O prefeito José Crespo afirma que os indicadores demonstram os avanços conquistados em diversas áreas que integram o índice, por meio de projetos e ações do governo. “Esse resultado aponta que estamos no caminho certo. Ou seja, demonstra que estamos bem colocados em fatores como a renda média dos trabalhadores formais, a taxa de homicídios com arma de fogo, a esperança de vida ao nascer e o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, ou seja, nossos esforços nessas áreas deram resultado. Temos investido fortemente em ações e programas voltados à infraestrutura e, sobretudo, na promoção da qualidade de vida da nossa população e esse indicador demonstra isso”, diz.
Com informações da Secom Sorocaba
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…