Jornalismo

Último dia da Campanha Antirrábica será neste sábado

A Secretaria de Saúde (SES) realiza neste sábado (1) o último dia da Campanha Antirrábica e pede para que a população não deixe de vacinar seus cães e gatos. Até o momento, 32.425 animais foram imunizados, sendo 27.529 cães e 4.896. As doses estarão sendo oferecidas em 33 pontos fixos na cidade, das 9h às 17h.

O objetivo é que todos os animais sejam imunizados contra a raiva para prevenir a ocorrência da doença na cidade. “Os animais devem ser levados aos postos de vacinação contidos em guias ou coleiras por pessoas maiores de 18 anos e com capacidade física para contê-los”, explica a médica veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thaís Buti.

A veterinária também ressalta a importância da imunização, pois se trata de uma doença fatal tanto em animais quanto em humanos. “No ano de 2018, Sorocaba identificou sete morcegos positivos para raiva, o que significa que temos a circulação do vírus na cidade, sendo imprescindível que os animais estejam protegidos contra essa doença fatal e tão grave para a saúde pública”, alerta.

Deverão ser vacinados cães e gatos com idade superior a 3 meses. A vacina não tem contraindicação e fêmeas gestantes podem ser vacinadas normalmente. Cães devem ser levados aos postos contidos em guias ou coleiras e gatos em caixas de transporte ou semelhantes.

No caso de cães bravos, orienta-se que sejam levados com focinheiras para evitar mordeduras e para os gatos, toalhas ajudam evitar arranhões no ato da aplicação. A vacinação deve ser anual. As vacinas serão aplicadas apenas nos postos de vacinação. Nenhuma dose será fornecida para que cidadãos realizem a aplicação por conta própria.

Para mais informações, os interessados podem ligar nos telefones (15) 3229-7333 ou 3229-7300.

Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Cascavel grávida é capturada dentro de casa em São Roque

Uma cobra cascavel foi resgatada na manhã deste sábado (15) em São Roque pela Guarda…

9 horas atrás

GCM detém homem após furto de cabos elétricos de poste na Av. Dom Aguirre

Após receber uma denúncia de furto de cabos elétricos de um poste na Av. Dom…

17 horas atrás

Renasce vence Flamengo no jogo de ida das quartas de final da Superliga B

O Renasce largou na frente nas quartas de final da Superliga B ao vencer o…

19 horas atrás

Jiboia gigante atravessa rodovia Rio-Santos

De acordo com testemunhas, a serpente era uma jiboia, espécie que pode atingir até quatro…

21 horas atrás

Brasileiros poderão sacar dinheiro esquecido no antigo PIS-Pasep em março

Cerca de 10 milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido no antigo fundo do PIS-Pasep e…

1 dia atrás

Curso de técnicas de confeitaria, ovos e bombom de Páscoa está com inscrições abertas em Votorantim

O curso gratuito de técnicas de confeitaria, ovos e bombons para Páscoa terá início no…

1 dia atrás