Jornalismo

Zoonoses remove mais de 5 toneladas de criadouros durante a Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti

Em atenção à Semana Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti, ocorrida entre os dias 26 e 30 de novembro, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, realizou diversas ações visando a conscientização da sociedade, prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Durante o arrastão foram removidos 5.710 Kg de criadouros.
Segundo a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a SES necessita que a população ajude o Poder Público para que Sorocaba não viva uma nova epidemia como ocorreu em 2015. “Nossas equipes trabalham arduamente, mas apenas o nosso trabalho não o suficiente, a população precisa entender o seu papel”, alerta a secretária.
A parceria entre o poder público e a população em geral vem conquistando os melhores resultados na prevenção e controle das arboviroses. As primeiras ações foram iniciadas no dia 21 de novembro em uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde, quando foi apresentado a atual situação epidemiológica das arboviroses e as ações desenvolvidas no controle de vetores.
Dando segmento às atividades, no dia 22 de novembro, foi realizado em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), uma palestra com distribuição de material educativo, na qual os servidores da autarquia receberam orientações sobre o tema proposto “Combate à Dengue”, sempre lembrando que a melhor forma de se evitar a dengue, chikungunya, zika e febre amarela é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor dessas doenças.
Técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses foram capacitados pelos órgãos estaduais quanto à prevenção e controle do vetor e manejo das arboviroses durante a semana. No dia 29 de novembro, o setor promoveu uma reunião do Comitê Municipal de Arboviroses, com representantes de vários setores da Prefeitura, quando foram discutidos a situação atual das arboviroses e ações de prevenção para o próximo período de transmissão.
Durante a semana, uma equipe ficou à disposição da população no Terminal Santo Antônio, onde foi promovida uma exposição com minicriadouros, distribuição de material educativo, além da instalação do “Mosquitão” para mobilizar a população na luta contra o vetor.
A Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses mantêm as atividades de prevenção e controle das arboviroses durante o ano todo. Na semana de mobilização, o trabalho foi intensificado através da remoção de criadouros e orientação da população com as atividades de arrastão, visitas de casa em casa e bloqueios de casos positivos e suspeitos de arboviroses nos bairros: Cajuru do Sul, Parque São Bento, Parque Três Meninos, Piazza di Roma, Parque Laranjeiras, Vila Hortência, Central Parque, Wanel Ville, entre outros. Durante o arrastão, as equipes vistoriaram as residências e orientaram os moradores quanto à importância de combater o mosquito e eliminar os possíveis criadouros do Aedes aegypti.
No dia 28 de novembro, também foi realizado uma capacitação sobre arboviroses e controle do vetor para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Esperança, ressaltando a importância desse profissional como agente de transformação social junto à comunidade do seu território de atuação.
Finalizando a Semana de Mobilização, a equipe realizou o combate ao vetor no prédio da Área de Vigilância em Saúde, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 62.130, de 29 de julho de 2016, e Decreto Municipal nº 23.962, de 14 de agosto de 2018, referente à criação da “Brigada contra o Aedes aegypti”, que estabelece que as equipes de trabalho formadas nos órgãos da administração direta, indireta e fundacional, devem ser compostas de servidores para atuar no combate ao vetor visando adoção de medidas para eliminação de criadouros do mosquito a fim de combater o Aedes aegypti no ambiente de trabalho.
Ação na Estação Ferroviária de Sorocaba
Na última segunda-feira (3) equipes da Zoonoses realizaram ações de intensificação na Estação Ferroviária de Sorocaba. Durante o trabalho, agentes aplicaram veneno em locais com água parada, coletaram larvas do mosquito Aedes aegypti, efetuaram nebulização e também um arrastão para retirar materiais com potencial para acumular água parada.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

30 minutos atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

4 horas atrás

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…

7 horas atrás

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…

9 horas atrás

27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica premiou mais de 250 alunos de Sorocaba

22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…

10 horas atrás

Resultado final do CNU será divulgado em 11 de fevereiro

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…

17 horas atrás