Na semana passada, o caso da garça que não conseguia se alimentar por ter um lacre de plástico preso ao bico chamou a atenção dos sorocabanos.
O animal estava no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, e pessoas que passavam pelo local avistaram o problema e comunicaram o Corpo de Bombeiros.
A corporação, a Polícia Ambiental e ativistas tentaram capturar a garça, mas não conseguiram.
Na tarde desta sexta-feira (14) uma equipe do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” esteve no parque e conseguiu resgatar a ave e retirar o lacre.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), após a garça ser pega, ela passou por uma avaliação com o médico veterinário André Costa e o biólogo Marcos Tokuda, ambos funcionários do zoo. Apesar de estar bastante arisca foi constatado que a ave está saudável e ela já foi solta no próprio parque. O trabalho também contou com a participação de tratadores de animais do zoo.
Como descartar corretamente
Segundo a Sema, para o descarte de lacre de garrafa PET, a orientação é cortá-lo, para evitar que se prendam em bicos de aves ou outros animais, já que isso é potencialmente fatal.
Além disso, a população deve descartar o material no local correto, ou seja, na lixeira e, de preferência, que tenha como destino uma cooperativa de recicláveis.
O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços impacta seriamente a fauna e a flora local e ‘volta’ de forma negativa para a população ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar os alagamentos.
Com informações da Secom Sorocaba
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
Matéria atualizada às 15h38 (26) - velório do ator O velório do ator Ney Latorraca,…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…