Com o desafio de conscientizar para a mudança do comportamento dos pedestres e motoristas em Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob) lança nesta semana nova Campanha de Conscientização Faixa Viva, com objetivo de informar sobre a maneira correta que todos devem se portar perante uma faixa de pedestre, enfatizando a necessidade do motorista parar o veículo quando o pedestre solicitar a travessia, oferecendo mais segurança ao trânsito de Sorocaba.
A Campanha Faixa Viva é uma soma de esforços da Semob, por meio do setor de Educação para o Trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes, que dispõe semanalmente de ações educativas para continuar conscientizando os condutores sobre a importância de manter hábitos seguros no trânsito. Em parceria com o Detran-SP, lança nova campanha de conscientização que busca tornar a travessia sobre faixa de pedestre não semaforizada algo natural no cotidiano dos sorocabanos, reduzindo ou até mesmo erradicando os índices de atropelamentos.
A “Fase Pedestres”, lançada em dezembro, busca a redução em 30% das ocorrências envolvendo os pedestres. Apontamentos estatísticos do SICAT e do INFOSIGA, mostram que no ano de 2017 os pedestres representaram 31% das vítimas fatais, baseado nesses dados apontados e na quantidade e gravidade dos incidentes, a campanha tem como público alvo dois grupos: Condutores e Pedestres, com a subdivisão do segundo em duas faixas etárias, de 29 a 49 anos; e os idosos, a partir de 60 anos.
Por se tratarem de perfis distintos, foram planejadas estratégias específicas para cada grupo, sem deixar de atingir a população de forma geral. Dentre as estratégias adotadas estão blitzes em locais de grande movimento com distribuição de folhetos; colocação de faixas e placas estrategicamente afixadas nas vias que antecedem as faixas de pedestres, com informações sobre a regulamentação e/ou advertência. Também haverá coreografia encenada nas faixas de pedestres, levando a frase da campanha (AQUI – RESPEITO – PEDE – PASSAGEM). Fazendo uso do jogo de frases possíveis com as palavras que compõem a frase original, a equipe fará sua rápida apresentação no espaço médio de trinta segundos, culminando na formação de uma faixa de pedestre vertical.
A Campanha Educativa Faixa Viva “Aqui Respeito Pede Passagem” também tem o apoio da Secretaria de Comunicação e Eventos, por meio do setor de publicidade, que desenvolveu todo o material de divulgação, fundamental para o sucesso das ações.
Durante as atividades educativas, a equipe conversa com motoristas e pedestres que circulam pelo local, abordando a importância do respeito às faixas de segurança das vias, dando prioridade ao pedestre. Além de uma bate-papo com os pedestres, os educadores da Urbes orientam como deve ser feita a travessia; o pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros.
Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.
A Campanha “Faixa Viva” é um movimento que resgata valores, como respeito e cortesia no trânsito, sendo adotada uma nova postura por motoristas e pedestres. E atende a lei municipal 10.446 de 2 de maio de 2013, de autoria do então vereador e atual prefeito José Crespo, cujo Programa objetiva conscientizar os condutores da preferência do pedestre numa faixa de travessia onde não há semáforos, conforme preceitua o art. 70 do Código de Trânsito Brasileiro.
Com informações da Secom Sorocaba
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…