O Espaço Empreendedor, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba, registrou de janeiro a novembro de 2018, um total de 6.751 formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI’s), um aumento de 37,38%, comparado com as 4.914 formalizações realizadas no mesmo período de 2017.
Pela amostragem individual, o número de formalizações realizadas no mês de novembro do ano passado – um dos melhores meses de 2018 -, somou 611 novos empreendedores junto ao espaço, o que representou um crescimento de 42,76%, em relação a novembro de 2017.
“Temos saldos muito positivos não só por Sorocaba ter uma boa estrutura para os novos microempreendedores, considerando que a cidade é economicamente uma das melhores do país -, mas também pelas facilidades que eles têm em buscar apoio para a manutenção desses negócios como é o caso do Banco do Povo Paulista, que oferece crédito a esse grupo de pessoas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo, salientando que o trabalho vem sendo cada vez mais divulgado para beneficiar um número maior de pessoas, seguindo orientação do prefeito José Crespo.
As principais atividades formalizadas foram de: cabeleireiros, comércio varejista de acessórios de vestuário, infraestrutura de apoio e assistência a paciente em domicílio, fornecimento de alimentos preparados, preparação de documentos e serviços especializados em apoio administrativo, promoção de vendas, lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, transporte rodoviário de carga e outras atividades de tratamento de beleza.
De acordo com Marcos Lensk, coordenador do Espaço Empreendedor (EE), a unidade de Sorocaba é uma das mais produtivas do Estado de São Paulo. “Em volume de formalizações, mesmo concorrendo com cidades que possuem mais de um milhão de habitantes, Sorocaba não deixa a desejar, ajudando muito a constituição dos nossos MEIs e fazendo com que haja uma alta rotatividade de compra e venda no setor econômico da cidade”, comenta.
Vale lembrar que o levantamento coloca Sorocaba como a quinta cidade no estado de São Paulo em formalizações se comparado com municípios com igual ou maior em número de habitantes, e é precedida apenas por Ribeirão Preto, Guarulhos, Campinas e São Paulo. Já quando a referência são as cidades com menos de um milhão de moradores, Sorocaba é a segunda maior formalização do estado.
Serviços prestados em 2018
Paralela à formalização de novos Microempreendedores Individuais (MEIs), o Espaço Empreendedor também registrou uma elevação na procura por novos serviços oferecidos como a Inscrição Municipal, Credenciamento de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Parcelamentos de MEI, Alterações e Baixas Municipais.
“Com novos atendimentos, o trabalho é dinamizado e melhora a vida do microempreendedor no que tange as facilidades do empreendedor para a obter serviços com a diminuição de burocracias e atendimento em um único local”, comenta Marcos Lensk.
O Espaço Empreendedor atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h dentro do Banco do Povo Paulista, localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1927, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3229-2372.
Com informações da Secom Sorocaba
A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…
Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…
O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…
O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo faz um alerta para fortes chuvas no…