A Orquestra de Violas de Sorocaba “Zé Franco” terá seu lançamento oficial nesta terça-feira (15), às 19h, em frente ao Mercado Municipal, no Centro de Sorocaba. O nome da orquestra é uma homenagem do prefeito José Crespo ao famoso comerciante do Mercado Municipal, José Franco de Camargo, que faleceu em 14 de julho do ano passado. O evento será aberto ao público.
O comerciante Zé Franco, falecido em 2018, é homenageado pela Orquestra de Violas que leva o seu nome
“Esse será um momento muito especial para todos nós, amigos e familiares do Zé Franco. A nossa Orquestra de Violas de Sorocaba vai receber o nome de uma figura querida e respeitada da cidade. Estamos muito felizes com essa homenagem”, destaca o secretário da Cultura (Secult), Werinton Kermes.
O repertório da orquestra possui 15 músicas, que devem ser tocadas na apresentação, como “Chico Mineiro”, “Amargurado”, “Menino da Porteira”, “Pagode em Brasília”, “Negrinho Parafuso” e “Chalana”.
Devido à paixão de Zé Franco pelo Cururu e pela moda de viola, além da orquestra, cururueiros de Sorocaba também se apresentarão durante a homenagem. São eles: Arlindo Mariano e Nardo da Cana. Também participarão Nerci José, Natalino, Donizeti, Roque Cardoso, Nhá Bentinha e o violeiro Zé Antônio. O evento também contará com a presença da dupla Craveiro e Cravinho. Os cantores e compositores serão os padrinhos do grupo sorocabano.
Surgimento da orquestra
A orquestra teve início em novembro do ano passado, em uma iniciativa da Secretaria da Cultura, com o objetivo de resgatar a viola caipira como uma expressão da cultura popular brasileira. “Sorocaba estava precisando dessa orquestra. Uma cidade tão grande, que fez parte do tropeirismo, precisava ter uma Orquestra de Violas”, destaca o músico e coordenador da orquestra, Sidnei dos Santos.
Os violeiros já se apresentaram na inauguração da Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”, no Jardim Sandra, e também durante a programação da 2ª edição do projeto “Natal Mágico: Paz na Terra” na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade. As duas apresentações aconteceram no último mês de dezembro. “Nós temos tido um retorno muito positivo. Quem já viu as nossas apresentações achou muito bacana. As apresentações lotaram de gente”, conta Sidnei.
O Secretário Municipal de Cultura, Werinton Kermes, comenta sobre o lançamento da Orquestra de ‘Zé Franco’.
Ouça!