O governador do estado de SP João Doria (PSDB) regulamentou, no último sábado (19), a lei que proíbe a utilização de máscaras em manifestações.
A regulamentação da legislação, que passou a valer a partir desta segunda-feira (21), prevê a responsabilização criminal de quem participar de protestos sem se identificar.
A medida tem como objetivo coibir a ação dos black blocs que, cobrindo o rosto com máscaras, se infiltram em manifestos para ferir pessoas e causar atos de vandalismo e depredação de patrimônios públicos e privados.
A lei prevê ainda que qualquer protesto realizado no Estado de SP deverá respeitar a livre circulação de pedestres e de veículos.
Além disso, as autoridades policiais da área deverão ser informadas com antecedência de cinco dias caso exista a previsão do ato reunir mais de 300 participantes.
Também está proibida a posse de objetos que possam ferir pessoas e ou danificar o patrimônio público (como pedras, bastões e artefatos explosivos).
A fiscalização será realizada pelas polícias Militar e Civil e caso o manifestante recuse o pedido de identificação feito pelos policiais, poderá ser enquadrado no crime de desobediência.
Com informações da Secretaria Especial de Comunicação do governo do Estado de SP
A Polícia Civil de Itu deflagrou na última sexta-feira (17/01), em Barueri (SP), a “Operação…
São Bento ficou no empate com a Votuporanguense, por 0 a 0, na tarde deste…
Regulamentada na última quinta-feira (16) após 30 anos de discussões no Congresso, a reforma tributária…
O estado de saúde da menina de 12 anos de idade que sobreviveu à queda do…
A população receberá, gratuitamente, uma dose da vacina contra a H1N1, neste sábado (18), das…
Um novo tipo de fraude, chamada de golpe do alvará, está sendo aplicado em Boituva,…