Jornalismo

Inscrições para vagas em creches municipais vão até o dia 31 de janeiro

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) de Sorocaba abriu nesta quarta-feira (23) inscrições para vagas nas creches da cidade, os Centros de Educação Infantil (CEIs). O prazo termina no dia 31 de janeiro.
A lista de espera em novembro de 2018 era de 1.077 crianças. Nota da Secom (Secretaria de Comunicação) não informa o número de vagas disponibilizadas, mas que o objetivo é ofertar, até o fim deste ano, 2.140 novas vagas por meio das Organizações de Sociedade Civil (OSC).
Ainda segundo a nota, até o momento cerca de 12 mil vagas foram preenchidas nos CEIs do Município. A oferta está dentro do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Sedu assumido com a Vara da Fazenda da Infância e Juventude, para tornar disponível 2.466 vagas em período integral até 2020, atendendo solicitação do Ministério Público e Defensoria Pública.
O objetivo é atender diferentes necessidade de mães como, por exemplo, aquelas que têm filhos deficientes, em situação de vulnerabilidade social ou que precisam trabalhar e não têm onde deixar as crianças, enquanto outras recorrem a parentes para poder trabalhar. O assunto foi tema de inúmeras audiências públicas realizadas na Câmara Municipal de Sorocaba nos últimos anos, com a participação do Ministério Público e Defensoria Pública.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas no Cadastro Municipal Unificado, nas Casas do Cidadão, das 9h às 16hs até o dia 31 deste mês. A relação de documentos necessários encontra-se no site da Secretaria da Educação. São eles: certidão de nascimento da criança cadastrada e dos demais filhos de 0 a 18 anos de idade incompletos; CPF e RG ou documento oficial com foto, dos pais ou dos responsáveis legais pela criança; comprovante judicial de guarda, sendo o caso; comprovante de residência em Sorocaba, atualizado, em nome dos pais e/ou responsáveis legais.
Conforme Decreto nº 23.246 de 14 de novembro de 2017 terão prioridade para as vagas crianças com deficiência fisica, crianças em situação de extrema vulnerabilidade social, crianças filhas e dependentes legais de servidores públicos municipais, conforme critério previsto no inciso VIII do artigo 5º; pais menores de dezoito anos, regularmente matriculados no ensino obrigatório no período diurno, conforme previsto no inciso IX do artigo 5º; mães e/ou responsáveis legais que comprovem trabalho.
As vagas remanescentes, após atendimento dos casos prioritários, serão oferecidas em novas datas determinadas pela Secretaria Municipal de Educação. A Prefeitura não informa ainda o número de inscritos no Cadastro Municipal Unificado porque precisa aguardar o encerramento das inscrições até o dia 31 de Janeiro. Os pais que desejarem conhecer as regras legais dos critérios para as vagas podem acessar o endereço eletrônico educacao.sorocaba.sp.gov.br.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Em oito dias, Polícia Civil realiza 13 detenções na região de Sorocaba

Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…

5 horas atrás

MP interdita ponte na ligação entre Ibiúna e Mairinque

Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…

5 horas atrás

Sorocaba atinge a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro

Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…

9 horas atrás

Bombeiros suspendem buscas na ponte entre TO e MA por risco de novo desabamento

Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…

9 horas atrás

Revisão do gasto tributário feito pelo Governo de SP tem impacto de R$ 10 bilhões

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…

9 horas atrás

Câmara dos Deputados responde a Dino sobre pagamento de emendas de comissão

A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…

10 horas atrás