A Secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de São Paulo pediu nesta quarta-feira (23) para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditar a ponte da pista expressa da Marginal do Tietê que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra, após vistoria apontar o rompimento da viga de apoio da estrutura no pilar junto à margem esquerda do rio Tietê.
O problema é semelhante ao ocorrido no viaduto da Marginal de Pinheiros, no entanto, a estrutura não cedeu e o pilar está preservado.
A vistoria foi feita em conjunto com engenheiros contratados pela Siurb, que serão responsáveis pelo laudo estrutural da ponte. A empresa contratada entregou na última terça-feira (22) um laudo preliminar à secretaria no qual alertava para o rompimento da viga e pediu a realização de uma vistoria conjunta, com o uso de equipamentos que permitissem visualizar o problema. Após análise ficou decidido que a ponte seria interditada para garantir a segurança dos usuários.
A ponte é de propriedade do DNIT. O governo federal e a Prefeitura de São Paulo estão trabalhando em conjunto, inclusive para definir a obra emergencial a ser realizada na ponte.
Em 6 de dezembro, a Siurb publicou o edital de Chamamento Público para elaboração de laudos estruturais das pontes e viadutos da capital paulista, sendo que 31 empresas se credenciaram. Após análise da documentação, 25 foram habilitadas. No dia 12 de janeiro, foram publicadas as pontuações dessas empresas no Diário Oficial. As vistorias técnicas e laudos estruturais serão feitos, primeiramente, nas 33 obras de arte que merecem mais atenção por parte da Prefeitura.
Após vistorias visuais feitas por técnicos de Siurb e que embasaram o pedido para contratação emergencial pelo Tribunal de Contas do Município, oito dessas obras de arte foram liberadas pelo TCM, entre elas, a ponte para via expressa da Rodovia Presidente Dutra.
Ponte da Casa Verde
Ponte Jânio Quadros
Ponte das Bandeiras
Ponte da Freguesia do Ó
Ponte Cruzeiro do Sul
Ponte Tatuapé
Ponte Dutra (acesso via expressa)
Ponte Dutra (acesso marginal)
As ordens de serviço para as empresas iniciarem a realização dos laudos estruturais serão publicadas no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nesta quinta-feira (24/01).
CET vai orientar motoristas com faixas e painéis
Com o acesso da pista expressa interditado, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta o motorista que pretende acessar a Via Dutra para fazer a transposição da pista expressa para central e assim utilizar a Ponte que dá acesso à pista lateral da Dutra. Essa transposição fica logo após a Ponte da Vila Guilherme. A Ponte também pode ser acessada pela pista local.
Outra alternativa será seguir pela pista local da Marginal Tietê no sentido Ayrton Senna e acessar a pista lateral da Dutra pela Ponte do Tatuapé – Deputado Ricardo Izar.
Para o motorista que segue para a Zona Leste pela pista expressa não haverá mudanças. Agentes de trânsito da CET monitoram o trânsito na região desde o início da interdição, a fim de garantir condições de circulação com segurança. A Companhia também irá reforçar a sinalização na área com faixas e painéis de mensagem móveis.
Com informações da Prefeitura de São Paulo
Uma simples foto, um vídeo ou uma frase tirada do contexto podem desencadear uma avalanche…
A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…
Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…
O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…
O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…