A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba recebeu na sexta-feira (25) a confirmação laboratorial de um caso importado de febre amarela silvestre, mas o caso só foi divulgado hoje (29).
O paciente é um homem residente no bairro Jardim Carandá que contraiu a doença durante viagem a uma região rural de Cajati no Estado de São Paulo.
O paciente apresentou sintomas na primeira quinzena de janeiro, não teve complicações da doença e passa bem. Todas as ações de controle do caso foram realizadas pela Divisão de Zoonoses, pela Vigilância Epidemiológica e também pela Rede de Atenção Básica que envolveu a Unidade Básica de Saúde (UBS) do local nas proximidades da residência do paciente logo que foi considerado o caso suspeito.
A Secretaria da Saúde de Sorocaba informa que a recomendação válida a partir deste novo fato continua sendo a vacinação que ocorre nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os dias e horários podem ser consultados através do link – http://saude.sorocaba.sp.gov.b
Também é importante ressaltar a prevenção para evitar que haja na cidade o registro de casos da forma urbana da doença. A indicação para todas as regiões da cidade continua sendo reforçar a atenção contra o mosquito Aedes aegypti – que pode causar a transmissão urbana da febre amarela. É importante vistoriar todos os tipos de imóveis e eliminar a água parada.
Com informações da Secom Sorocaba
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…
Janeiro é encarado por muitos como o marco para o recomeço, uma página em branco…
Tecnologia é o aspecto que mais melhorou para os brasileiros. Em 2024, os brasileiros apontaram…