Jornalismo

Delegacia da Mulher com atendimento 24h é inaugurada em Sorocaba

O Governador João Doria inaugurou na manhã desta quarta-feira (30) o atendimento 24 horas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba.
A unidade especializada existe na cidade desde 23 de setembro de 1992 e, a partir da data desta inauguração, passa a ter o atendimento ininterrupto de 24 horas ao dia.
Para isso, além do efetivo lotado na unidade, haverá o reforço de oito policias, que serão realocadas de outras unidades policiais. Atualmente, a DDM da região funciona em um imóvel locado pelo Governo do Estado de São Paulo na Rua Caracas, no Parque Campolim.
Atualmente, a delegacia está situada em um terreno de 432,61 m², com uma área construída de 723,13 m², beneficiando os mais de 644,9 mil habitantes do município de Sorocaba. O prédio possui 24 salas distribuídas em três andares, além de duas celas.
Ao longo de 2018, a DDM de Sorocaba registrou 3.228 boletins de ocorrência. No mesmo período, foram instaurados 834 inquéritos policiais, expedidas 535 medidas protetivas e realizadas 194 prisões, sendo 119 pela lei Maria da Penha.
Atendimento 24 horas em DDMs
Durante a terceira reunião do secretariado no último dia 18, o Governador João Doria reafirmou o compromisso da abertura de 40 Delegacias de Defesa da Mulher por 24 horas.
Além da DDM de Sorocaba, a ampliação do atendimento ininterrupto para as unidades da região de Santos e da zona norte da Capital paulista também está prevista para o próximo mês. A escolha das unidades é feita a partir de estudos e planejamento estratégico.
Violência contra a mulher
São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher e conta com 133 DDMs, sendo nove na Capital, 16 na Grande São Paulo e 108 no Interior. A 1ª DDM da Capital passou a funcionar 24 horas em 2016. As demais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Além disso, todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher. Todos os policiais são capacitados – os cursos de formação contemplam disciplinas direcionadas ao tema.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, participou da inauguração e afirmou que é a favor que os delegados de polícia possam conceder a medida protetiva às mulheres vítimas de violência, que hoje precisam acionar o Judiciário para fazer a solicitação.
Ouça!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

19 horas atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

19 horas atrás

Prorrogadas inscrições do Vestibulinho das Etecs até quinta-feira (28)

O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula…

22 horas atrás

Trem Iluminado da Sorocabana terá viagens extras durante o mês de dezembro

Em razão da grande procura, o Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária ganhou…

22 horas atrás

CIESP Sorocaba acompanha atentamente as discussões do Novo Plano Diretor

Erly Domingues, Diretor Titular Ciesp Sorocaba, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (26).…

22 horas atrás

2º Feirão de Ofertas de Iperó

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…

23 horas atrás