O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), e os presidentes das Comissões Processantes que investigarão as ações do prefeito José Crespo e da vice Jaqueline Coutinho, os vereadores Silvano Júnior (PV) e Luis Santos (Pros), respectivamente, participaram nesta sexta-feira (26) do Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira.
Os parlamentares explicaram quais serão os próximos passos dos trabalhos do Legislativo a partir de agora.
A expectativa é os relatórios sejam entregues antes do recesso do mês de julho e a proposta é ouvir os depoimentos em sessões fechadas ao público e à imprensa.
Na sessão da Câmara Municipal de Sorocaba desta quinta-feira (25) depois de aprovar o pedido de abertura de uma comissão processante contra a vice-prefeita Jaqueline Coutinho, os vereadores aprovaram pelo mesmo placar de 18 a 1 o início da investigação contra o prefeito de Sorocaba José Crespo.
A comissão que vai investigar a conduta do chefe do Executivo no caso da voluntária Tatiane Pólis é formada pelos vereadores Rafael Militão (MDB), Hudson Pessini (MDB) – que é o relator – e Silvano Jr. (PV), que é o presidente.
O presidente da Mesa Diretora, Fernando Dini (MDB), fez uma ressalva sobre a questão do vereador Militão, que hoje ocupa a cadeira no Legislativo como suplente de Cintia de Almeida, que é a titular da Secretaria de Igualdade e Assistência Social. Segundo o presidente, caso Cintia retorne à Câmara, uma nova eleição será realizada para substituir apenas a vaga de Militão na comissão.
O pedido aprovado foi protocolado pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Salatiel Hergesel e é embasado no relatório da CPI do Voluntariado, que apontou irregularidades na atuação de Tatiane Polis como voluntária na administração municipal.
Contra Jaqueline, o pedido de investigação partiu do munícipe Rafael Sarti, que alega a denúncia já analisada pelo Judiciário de que a vice-prefeita teria utilizado os serviços particulares de um funcionário comissionado do Saae no momento em que ele deveria estar trabalhando na autarquia.
A comissão que vai apurar os fatos terá como presidente o vereador Pastor Luis Santos (PROS), como relator o vereador Anselmo Neto (PSDB), além de ter o vereador José Francisco Martinez (PSDB) como membro do grupo.
Em nota, a Prefeitura Municipal de Sorocaba informa que entre as atribuições da Câmara de Vereadores está a de atuar na fiscalização dos atos do Executivo, mas lamenta o equívoco na abertura de referida Comissão Processante, baseada em uma relatório parcial sem nenhum fundamento jurídico que permita tal iniciativa. Contudo, respeita a decisão do Poder Legislativo e pretende demonstrar ao longo da instrução esse equívoco cometido no dia de hoje.
Ouça a entrevista completa!
Ouça!
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…
A Polícia Federal cumpre, nesta segunda-feira (23), quatro mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar um…
O Brasil registrou uma morte por acidente aéreo a cada 58 horas em 2024. A…
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…