O Estado de São Paulo já vacinou mais de 4,8 milhões de pessoas contra a gripe. É o que mostra o levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na tarde de sábado (4), com base nos dados informados pelos municípios paulistas.
Desde o início da campanha, em 10 de abril, já foram vacinadas 1,1 milhão de crianças (com idade maior que 6 meses e menor que 6 anos); 193 mil gestantes, 46 mil puérperas, 2,1 milhão de idosos, 386 mil profissionais da saúde, 3,2 mil indígenas, 119,3 mil professores e 676,2 mil pacientes com doenças crônicas, entre outros. Somente neste Dia D, até às 14h, 1,2 milhão de pessoas compareceram aos postos para se imunizar contra o vírus Influenza.
A campanha segue até o dia 31 de maio com a meta de vacinar 90% da população-alvo, de 13,2 milhões de paulistas.
“Agradecemos a todos que já se vacinaram e convocamos todos os que pertencem aos grupos prioritários e ainda não se imunizaram para que procurem os postos. Vale lembrar que crianças, gestantes e puérperas ainda podem continuar se vacinando”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
“A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença. Tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonias”, complementa.
Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Saúde
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…