Jornalismo

Anac suspende operações de aeroclube depois de acidente que matou Gabriel Diniz

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que decidiu suspender as operações do Aeroclube de Alagoas, proprietário da aeronave que caiu nesta segunda-feira (27), em Sergipe, vitimando o cantor Gabriel Diniz e os dois pilotos. A agência interditou também as nove aeronaves pertencentes à empresa.
“A aeronave, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft e de propriedade do Aeroclube de Alagoas, estava registrada na categoria Instrução e não poderia prestar serviço fora da sua finalidade, incluindo o transporte remunerado de pessoas”, disse a Anac.
O serviço de táxi-aéreo é autorizado e fiscalizado pela Anac e só pode ser prestado por empresas que cumpram uma série de requisitos para garantir a segurança no transporte de passageiros. A agência informou ainda que abriu um processo administrativo para apurar possíveis irregularidades em relação à operação da aeronave acidentada. Entre as apurações, estão as condições em que estava sendo feito o transporte de passageiro em aeronave de Instrução, categoria destinada a voos de treinamento.
“Após a conclusão da investigação ou mesmo durante o andamento do processo administrativo instaurado, os responsáveis poderão ser multados e ter licenças e certificados cassados. Além da aplicação de sanções administrativas, a Anac pode encaminhar denúncia ao Ministério Público e à Polícia para que sejam tomadas medidas no âmbito criminal”, informou a agência.
Ainda de acordo com a Anac, os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostram que a aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020. O modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos.
As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II), de Pernambuco, órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica.
Velório
O corpo do cantor Gabriel Diniz está sendo velado na manhã desta terça-feira (28) no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, na Paraíba. O pai do artista, Francisco e a namorada, Karoline Calheiros, não saíram de perto do caixão.
O artista morreu na tarde de segunda-feira (27), após um acidente de avião em Estância, no sul de Sergipe. Amigos do cantor estiveram no local e reconheceram o corpo do artista.
Também morreram no acidente o piloto Gabriel Abraão Farias, de 27 anos, e o copiloto Linaldo Xavier Rodrigues, de 37 anos.
Gabriel Diniz se apresentou em um show em Feira de Santana, na Bahia, na noite de domingo (26) e queria aproveitar o dia de folga para visitar a namorada, Karoline Calheiros, que faz aniversário neste dia 27. Nas redes sociais, circulam imagens dos documentos do cantor, que foram encontrados por moradores na região.
Em nota oficial, a assessoria do cantor lamentou a morte. “A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com está triste notícia que pegou todos de surpresa nessa manhã, 27. Com muito pesar confirmamos a morte do Gabriel Diniz e de todos tripulantes! O cantor estava em um bimotor que caiu no sul do estado de Sergipe no começo dessa tarde. Sua alegria estará para sempre em nossos corações! Não deixaremos perder a sua irreverência jamais, você conquistou uma nação com o seu trabalho e carisma! Estendemos nossos sentimentos também aos familiares dos outros tripulantes envolvidos!”, dizia o comunicado.
Com informações da Agência Brasil
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Lula segue para 79ª Assembleia da ONU, em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na noite deste sábado (21) em Nova…

3 horas atrás

Corinthians vence Atlético-GO na estreia de Depay

O Corinthians voltou a vencer no Brasileirão para tentar sair da zona de rebaixamento. Neste…

15 horas atrás

Delegado Mauro Guimarães Soares é morto em tentativa de assalto

O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado…

19 horas atrás

Ônibus com time de futebol americano tomba e deixa 3 mortos

Um ônibus fretado que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles Oficial, da cidade…

19 horas atrás

Homem é preso em flagrante por atear fogo em área de mata

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (20) enquanto ateava fogo em um matagal,…

19 horas atrás

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias

O governo federal pretende criar um centro integrado de informações para as forças policiais regionais,…

23 horas atrás