Jornalismo

1º Seminário de Combate ao Trabalho Infantil acontece hoje (11) em Sorocaba

A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza nesta terça-feira (11), o 1º Seminário sobre o Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
As palestras são de graça e acontecem das 8h30 às 17h, no Teatro Municipal Teotônio Vilela – TMTV – (Alto da Boa Vista).
A ação é promovida pelo CMDCA com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradiação do Trabalho Infantil – FNPETI, junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O Seminário faz parte das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído pela Lei nº 11.542, de 12 de junho de 2007. O evento tem por objetivo alertar a população sobre as consequências do trabalho infantil, fazendo, assim, a conscientização sobre a importância de garantir às crianças e aos adolescentes todos os direitos que lhe cabem.
O encontro contará com a presença de representantes do Desembargador do Trabalho, João Batista Martins César, o Procurador do Trabalho, Juliano Alexandre Ferreira, a Promotora de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo, Cristina Palma, entre outros convidados. Ao final das palestras, será feita a leitura da Carta de Encerramento.
O evento é gratuito e para participar é necessário fazer a inscrição com antecedência pelo link: https://tinyurl.com/yxhpx9ac. Mais informações pelo telefone: (15) 3231-5300
Sobre trabalho infantil
A pesquisa “Pobreza na Infância e na Adolescência”, feita pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), trouxe dados alarmantes do trabalho infantil. Cerca de 2,5 milhões de brasileiros entre 5 e 7 anos, estão na condição do trabalho infantil.
O problema, considerado sério pelos organismos nacionais e estrangeiros, afirma, entretanto, que há uma má interpretação da sociedade para com o assunto.
“ Visto como meio de promover o senso de responsabilidade ou, por compaixão, incentivado a partir do auxílio monetário, o trabalho infantil passa despercebido em muitos casos”, destaca o texto da ONG, ChildFund Brasil – Fundo para Crianças.
Segundo as Leis Brasileiras, o trabalho é liberado para adolescentes acima dos 14 anos dentro do programa Jovem Aprendiz, que tem regras específicas para o trabalho.
Ainda de acordo com a ONG, a exploração do trabalho infantil traz, pelo menos, três sérias consequências às crianças e adolescentes, muitas vezes, irreversíveis: a econômica, que os deixa sem perspectivas a partir do momento em que se sentem obrigados a deixar a escola e, consequentemente, sem condições de obter estudo para tentar uma boa condição na vida; a saúde, já que são expostos a condições insalubres e inseguros, além dos psicológicos porque lidam com a questão emocional e abusos sexuais, danos que podem os acompanhar para a vida toda provocando a baixa autoestima.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Fiscalização de veículos escolares pelo Detran segue intensa na região de Sorocaba

Desde a última quarta-feira (18), quando teve início a Semana Nacional de Trânsito (SNT), o…

50 minutos atrás

Mercado imobiliário na região de Sorocaba apresenta desempenho positivo

Segundo estudo mais recente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP),…

53 minutos atrás

Justiça eleitoral inicia processo de geração de mídias para as Eleições 2024

O processo de geração de mídias para o processo eleitoral de 2024 teve início nesta…

1 hora atrás

Atitudes como superpoderes para enfrentar desafios

O livro infantil "O polvo das pernas coloridas", de autoria de Rafaela Furlan e Claudia…

3 horas atrás

Mais de 1.500 atletas participam da última etapa do Planeta Run Series

A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, sediou no domingo (22) a última prova…

3 horas atrás

Parque Tecnológico realiza workshop de capacitação para profissionais sobre o “Programa Mover”

Com o objetivo de capacitar profissionais ligados a montadoras, sistemistas, autopeças e fornecedores dessa cadeia…

4 horas atrás