O jornal Cruzeiro do Sul completa nesta quarta-feira (12) 116 anos de fundação e segue sua história como o mais importante da região, o maior do interior paulista, e um dos poucos que sobreviveram à crise econômica no Brasil e ainda mantém a edição impressa, sendo também um dos raros periódicos centenários no mundo.
O jornal ainda é um dos poucos a ter página dedicada exclusivamente à reflexão sobre Educação e debruçar-se no jornalismo infantil, com o Cruzeirinho.
O slogan “atual, como a notícia”, é o que o define, já que ao longo do tempo o Cruzeiro vem acompanhando as mudanças e se modernizando, mas sem perder a tradição. O jornal continua prestando o importante serviço de levar informação às pessoas, independente do meio onde ela se encontra, já que tem edições nos formatos impresso e digital. As notícias também chegam aos leitores por meio das redes sociais e do portal www.jornalcruzeiro.com.br.
Fundado em 12 de junho de 1903, o periódico teve alguns proprietários até ser adquirido, em 1963, por um grupo formado por 21 integrantes da Loja Maçônica Perseverança III — que completa este mês 150 anos. Para manter o periódico, foi criada a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), entidade sem fins lucrativos. César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA, lembra que o objetivo social da entidade, além da Comunicação, é a Educação.
Vale lembrar que o jornal deu origem ao Colégio Politécnico de Sorocaba e recentemente foi inaugurado, dentro da sede do Cruzeiro, o Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap). “É um espaço compartilhado com a redação do jornal, separado apenas por uma parede de vidro, onde os alunos de Comunicação terão a oportunidade de experimentar integração quase total com a Redação”, afirma César.
Conforme César, o grande diferencial do Cruzeiro é que está ligado à FUA e por isso conseguiu sobreviver. “Conseguimos manter o jornal tão bom quanto era. O Cruzeiro continua sendo forte e influente na sociedade sorocabana, não só do ponto de vista informativo como também pelo prestígio que tem. Sorocaba é uma das poucas cidades que tem o privilégio de ter um jornal tradicional e com credibilidade.” César enfatiza a importância do jornal no que se refere ao registro da história de Sorocaba. “É indiscutível, inclusive temos nosso Projeto Memória, que mantém digitalizadas todas as edições do jornal e está disponível a todos os assinantes.”
Questionado sobre o futuro do Cruzeiro, ele afirma que a FUA não pensa em extinguir o impresso, mesmo tendo um portal com aproximadamente 4 milhões de impactos ao mês e as notícias via redes sociais atingindo um público de mais de 300 mil pessoas. “O portal vem sempre experimentando melhorias constantes a fim de facilitar a navegação do assinante. Também estamos marcando a presença do Cruzeiro nas mídias sociais como Instagram, Facebook e YouTube, nas quais o jornal vem apresentando exponencial crescimento e vamos continuar investindo, mas o impresso é tradicional e pretendemos mantê-lo por muito mais décadas, aliás não acredito no fim do impresso. Os grandes jornais vão sobreviver.”
O editor-chefe Romeu-Sérgio Osório, que lê o jornal desde que era um garoto, afirma que é uma honra trabalhar no Cruzeiro do Sul não apenas pelo que ele representa, mas também pela equipe que está sob sua coordenação. “É uma equipe séria”, ressalta. Conforme Romeu, o jornal tem uma forte influência e fala para o melhor público de Sorocaba, que são os formadores de opinião.
O editor-chefe ainda afirma que, em meio a tanta informação, o Cruzeiro divulga as mais importantes, com fontes fidedignas. “Nosso público cobra da gente e eu procuro manter sintonia com o leitor”, comenta. Assim como o presidente da FUA, Romeu, que também é professor de Jornalismo, ressalta o diferencial do Cruzeiro em investir em Educação, mantendo para isso a página Educare — publicada todas as sextas-feiras –, uma revista anual voltada exclusivamente ao tema e o Cruzeirinho.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
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