A Secretaria da Saúde de Sorocaba promove neste sábado (29) o ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela.
A vacinação ocorrerá das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Laranjeiras, Fiori, Sorocaba I, Cerrado, Éden e São Bento. A ação faz parte da orientação da Secretaria de Estado da Saúde que visa aumentar a cobertura vacinal em todo o território paulista.
De acordo com a SES, as seis UBSs escolhidas para realizar a vacinação faz parte da estratégia para evitar desperdícios de doses e centralizar a aplicação em diferentes regiões da cidade à população. A vacina aplicada em Sorocaba é a dose plena que tem validade para a vida toda.
A vacina está contraindicada para as gestantes, devido ao possível risco de infecção do feto pelo vírus vacinal, salvo em situações de alto risco de exposição. A vacinação em gestantes deverá ser analisada caso a caso. A vacinação poderá ser considerada, por exemplo, para as gestantes que residem em local onde foi encontrado macaco morto com febre amarela.
As mães que estejam amamentando crianças com até seis meses de idade não devem se vacinar, pelo risco de transmissão do vírus vacinal. Caso a vacinação seja imprescindível, a amamentação deverá ser suspensa por no mínimo 15 dias após a vacinação. A mãe deverá ser orientada, sobre os procedimentos para extração e armazenamento do leite materno antes da vacinação para propiciar o aleitamento neste período. Crianças menores de 9 meses não devem ser imunizadas.
As pessoas com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após ingestão de ovo não devem se vacinar: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas. Pessoas com câncer e indivíduos que passaram por transplante também não devem ser imunizadas. Todos com deficiência no sistema imune também devem consultar um médico antes de se vacinar.
Votorantim
Em Votorantim a vacina contra a febre amarela estará disponível neste sábado (29) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista, das 8h às 16h.
De acordo com a Secretaria da Saúde do município, não há registros de caso da doença e a vacina é disponibilizada em todas as unidades de saúde do município, sendo em cada uma num determinado dia da semana. As doses disponibilizadas são as integrais, ou seja, aplicada uma única vez.
Com informações da Secom Sorocaba e Votorantim
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…
A Caixa Econômica Federal promove neste sábado (16), a partir das 20h, os sorteios dos concursos 2.797 da…
Cinco empresas estatais de peso na economia brasileira - Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica,…
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece…
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 brasileiros, considerados foragidos, que…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…