Moradores de Sorocaba estão na expectativa de observar o eclipse total do sol que ocorrerá às 16h59 desta terça-feira (2).
O fenômeno também poderá ser visto no Oceano Pacífico, Chile e Argentina. A previsão é de que às 17h32 o sol terá 43% de seu diâmetro e 32% de sua área cobertos pela lua, mas a essa altura ele já estará se pondo no horizonte.
As dimensões desse alcance são informadas pelo professor Paulo Sérgio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar (Ouça a entrevista com o professor aqui na Cruzeiro FM). Ele foi professor de química em Sorocaba e fez mestrado e doutorado em educação com foco na astronomia.
Perguntado sobre por que o eclipse atrai a atenção das pessoas no mundo inteiro, Bretones acredita que isso é resultado de um conjunto de fatores: “Tudo aquilo que há no céu, desde a antiguidade, desde que o homem tem história, tem uma mistura de admiração com medo e a tentativa de explicar as coisa”.
Em Sorocaba, o Jardim do Paço, no Alto da Boa Vista, é um dos locais procurados para observar o fenômeno. Quem não conseguir observar o espetáculo da natureza de hoje terá outra oportunidade neste mês, no dia 16. Nessa data haverá o eclipse parcial da lua e a previsão é de que será visível em todo o Brasil.
Com informações do Jornal da Cruzeiro
O Brasil parou, na quarta-feira à noite e, também, ontem, para ouvir o ministro da…
O professor e economista Marcos Canhada foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (29).…
Esta sexta-feira (29 de novembro) é o último dia para que estudantes da 3ª série…
O Delegado de Polícia, Acácio Aparecido Leite, titular do 8° DP de Sorocaba, foi entrevistado…
Cerca de 220 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão…
O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz informações e orientações importantes…