Jornalismo

Zoológico de Sorocaba contribui para a reintrodução de antas em reserva no RJ

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, ligado a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), dará início ao processo de reintrodução de um casal de antas que nasceram no Zoo de Sorocaba para uma reserva ambiental da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro.
O procedimento ocorrerá na manhã desta quarta-feira (3). O processo é denominado “Refaunação” e tem como objetivo a reintrodução da espécie na floresta nativa e sua preservação no ecossistema.
O casal tem três anos e nasceu no Zoológico da cidade de Sorocaba. Convive no recinto de antas dentro do parque com outros exemplares da espécie. O macho se chama “Marcelinho” e a fêmea, “Bianta”. Eles foram escolhidos, depois de passarem por diversos exames médicos-veterinários para a reintrodução na mata nativa.
A anta (Tapirus terrestris) é encontrada na América do Sul e está na lista como uma espécie vulnerável à extinção, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza e, também, consta na “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção”, da Icmbio.
A defaunação – diminuição acelerada e drástica de espécies animais das florestas do Brasil – que acontece, principalmente na Mata Atlântica, com a consequente ruptura das interações ecológicas e extinção de espécies nativas, faz com que se torne urgente à realização de projetos de reintrodução de fauna. O termo foi criado nos anos 90 pelo conservacionista e ativista Dave Foreman, como um método para preservar os ecossistemas funcionais e reduzir a perda da biodiversidade.
Diante desse quadro, professores e pesquisadores das universidades IFRJ, UFRJ e UFRuralRJ desenvolveram o Projeto “Refauna”, Rede para Reintrodução de Fauna e Restabelecimento de Interações Ecológicas. Assim, foi desenvolvido técnicas de reintrodução de anta (Tapirus terrestres) na Reserva Ecológica de Guapiaçu e no Parque Estadual dos Três Picos, no estado do Rio de Janeiro, local que será a nova morada do casal de antas oriundas do Zoo de Sorocaba.
Para a efetivação dessa ação foi estabelecido uma parceria de jardins zoológicos, criadouros de animais silvestres e centros de triagem para fornecer indivíduos para as reintroduções e a efetiva “Refaunação” – uma ação de conservação cujo objetivo é restaurar e proteger os processos naturais de ecossistemas prejudicados pela extinção local de espécies, através da reintrodução destes animais extintos nestes ambientes.
O zoológico de Sorocaba tem mantido e reproduzido espécies de antas com muito sucesso. “O Zoo está cumprindo com a sua missão, contribuindo com o revigoramento do material genético das espécies e no processo de reintrodução das antas”, comenta Cecília Pessutti, bióloga do Zoológico de Sorocaba.
“A atividade de Refaunação faz parte das funções que o zoológico desempenha na sociedade que vai muito além da reconexão com a natureza, atuando, na prática, na conservação das espécies”, ressalta Felipe Cardoso, chefe de seção de Biologia e Veterinária do parque.
“Esperamos que a reintrodução de espécie aumente a dispersão de sementes, o estabelecimento de plântulas e restabeleça os processos ecológicos nas comunidades, uma vez que as antas são consideradas as jardineiras das florestas”, completa, Jessé Loures, secretário da pasta.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

15 horas atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

16 horas atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

16 horas atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

16 horas atrás

Eliminatórias: Brasil joga mal e não passa de empate com a Venezuela

Em uma partida na qual não apresentou um bom futebol, o Brasil não passou de…

16 horas atrás

Número de casos notificados de coqueluche cresce em 2024

O ano de 2024 teve 3.253 registros de casos notificados de coqueluche, o que o…

16 horas atrás