Jornalismo

Aplicativo protege mulheres do assédio sexual nos ônibus de Sorocaba

Em Sorocaba, as mulheres que utilizam os ônibus do sistema do transporte coletivo administrado pela Urbes – Trânsito e Transportes têm às mãos um escudo contra assédio sexual, capaz inclusive de levar o assediador à detenção pela polícia.
É o aplicativo gratuito para smartphone que em poucos toques aciona a Guarda Civil Municipal (GCM). O recurso funciona no mesmo programa gratuito que permite pagar pela passagem do ônibus, o CittaMobi. “O serviço está disponível para todas as mulheres que andam de ônibus em Sorocaba, é o Botão de Incidentes Graves, o BIG. Quando a acionado por um passageiro a Urbes informa à GCM que manda uma viatura para interceptar o ônibus”, explica o prefeito José Crespo.  
O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que em Sorocaba há esse diferencial para proteger a integridade da mulher e elevar a possibilidade da pena ao molestador. “Enquanto recente pesquisa em todo o Brasil demonstra que 97% das mulheres declaram já ter sofrido assédio nos ônibus, em Sorocaba houve 20 casos oficializados via aplicativo ou presencialmente aos fiscais ou motoristas dos ônibus em três anos”, compara Fioravante.  
A ferramenta fica disponível no menu principal do aplicativo CittaMobi, na aba de Alerta de Emergência e, assim que acionada, a denúncia é encaminhada diretamente ao Centro de Controle Operacional da Urbes e para a Guarda Civil Municipal, para que sejam tomadas as providencias. Dos 20 casos registrados em três anos, em 2017 houve um acionamento no BIG, em 2018 foram sete e no atual ano três outros acionamentos pelo BIG. 
Uma recente pesquisa divulgada pelo Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva mostrou que em todo o Brasil, 97% das mulheres brasileiras dizem já terem sido vítimas de assédio em meios de transporte. Em Sorocaba a Urbes prioriza a inclusão social e o atendimento às necessidades individuais dos seus usuários, tendo como foco o aumento da qualidade e da eficiência de seus serviços.
Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil de Sorocaba apreende mais de 400 porções de drogas na Vila Barão

Em uma ação de combate ao tráfico de drogas, a Polícia Civil de Sorocaba, por…

3 horas atrás

Professor Luiz Christiano Leite analisa o processo eleitoral em Sorocaba

O professor universitário Luiz Christiano Leite, conversou com o repórter André Fazano nesta sexta-feira (27).…

4 horas atrás

Naturgy abre inscrições para o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento P&D&I 2025-2026

A Naturgy, em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de…

4 horas atrás

São Roque terá passeata contra queimadas no dia 4 de outubro

Na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, protetor dos…

6 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 27/09/2024

Pesquisa aponta que 73% dos brasileiros fazem compras em supermercados à tarde e à noite.…

8 horas atrás

Editorial: Dia Nacional do Rádio 27/09/2024

O Dia Nacional do Rádio é comemorado no Brasil no dia 25 de setembro. Essa…

8 horas atrás