Jornalismo

Milhares de pessoas acompanham a Romaria de Aparecidinha neste domingo

Às 5h deste domingo (14), de forma pontual, o arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, acompanhado dos padres Tadeu Rocha Moraes e Carlos Alexandre da Silva, iniciaram a missa campal na Praça Coronel Fernando Prestes, em frente a catedral Metropolitana da cidade. Com a praça tomada por pelo menos sete mil pessoas, que, com o coração aquecido de fé e esperança, ignoraram os 12 de graus registrados pela manhã.
No corpo, a disposição para percorrer os 16 quilômetros do trajeto até a santuário novo de Aparecidinha. Enquanto entoa de forma discreta o “te amarei, senhor”, a dona Ana Souza Rezende, de 67 anos, aproveita para agradecer, segundo ela, as dezenas de graças já alcançadas. “Sempre é momento de agradecer”, diz a devota de Nossa Senhora de Aparecida. A exemplo do que acontece há sete anos, ela está acompanhada do neto de nove anos, o pequeno Victor Kauan Thomé, que ao lado da avó, se concentra atentamente à celebração.
Sob aplausos à Nossa Senhora e no momento em que soaram os sinos da Catedral, a multidão inicia o trajeto pela rua São Bento até Aparecidinha. Ao adentrar a avenida São Paulo, os dois sentidos da via são ocupados. Lentamente, seguindo a multidão, Mariana Araújo, de 36 anos, moradora do bairro Wanel Ville. Tomada pela emoção, explica o motivo de estar entregando um pequeno panfleto com a consagração à Nossa Senhora de Aparecida. “É uma promessa. Meu filho estava com suspeita de câncer”, conta sobre o pequeno Kevin Araújo, de quatro anos e em ótimo estado de saúde.
Às 6h31, dessa vez, o soar dos sinos vem da capela da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. É o momento tradicional em que os enfermos recebem a interseção de Nossa Senhora. Funcionários e a diretoria também recebem as bençãos. A enfermeira Elisangela Prestes recepciona a imagem de Nossa Senhora pela 13° vez. Rosália Francischetti, também enfermeira, já cultiva o momento de fé há 23 anos.
Os romeiros seguem a caminhada até Aparecidinha. Às 11h está prevista mais uma missa campal. Outras duas ainda deverão ocorrer ao longo do dia. É a 121° edição da Romaria, sendo o evento católico mais importante do calendário de Sorocaba.
Já na estrada de Aparecidinha, na continuação da avenida 3 de Março, hora de repor as energias. Essa força vem também da família Cruz e Pereira. Pelo quinto ano seguido, a família da zona norte de Sorocaba se une para celebrar a solidariedade. Mais de 2,5 mil copos de água e dois mil saquinhos de pipocas serão distribuídos para os romeiros. Há ainda café e muita disposição da família. “Só é um gesto de amor ao próximo”, lembra Neli Cristina da Cruz, uma das responsáveis pela ação.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

UPA Central de Votorantim terá nova gestão nos próximos dias

O prefeito de Votorantim, Weber Manga, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira (20).…

4 horas atrás

Economia: especialista analisa a reforma tributária e posse de Donald Trump

O economista Marcos Canhada foi entrevistado pelo repórter André Fazano e fez uma análise dos…

5 horas atrás

PROGRAME-SE 20/01/2025

Começamos a semana com destaque para exposição gratuita na cidade de Boituva; tem a palestra…

6 horas atrás

Dengue: prefeitura anuncia a instalação de estações para combater o mosquito

O prefeito Rodrigo Manga anunciou em suas redes sociais que Sorocaba implementará as Estações Disseminadoras…

6 horas atrás

Sorocaba retoma vacinação contra dengue para público de 10 a 14 anos”

A partir de segunda-feira (20), a Prefeitura de Sorocaba retomará, nas 33 Unidades Básicas de…

6 horas atrás

Museu do Ipiranga apresenta programação gratuita para marcar os 471 anos da cidade

No final de semana que marca os 471 anos da cidade de São Paulo, o Museu…

6 horas atrás