Jornalismo

Boris Johnson é o novo primeiro-ministro britânico

O ex-ministro do Exterior britânico Boris Johnson foi eleito nesta terça-feira (23) como sucessor da premiê Theresa May na liderança do Partido Conservador e, por consequência, será o novo chefe de governo do país.
Johnson superou o atual ministro do Exterior, Jeremy Hunt, ao final de uma votação realizada nas últimas quatro semanas, entre 160 mil afiliados da legenda. Durante a campanha, Johnson prometeu obter sucesso nos pontos em que May falhou e levar o Reino Unido para fora da União Europeia (UE) em 31 de outubro, com ou sem acordo.
Vários ministros conservadores do gabinete de May anunciaram preferir a renúncia a colaborar com um governo que vise um chamado Brexit duro, resultado que, segundo economistas, pode levar ao colapso o comércio do Reino Unido e mergulhá-lo numa recessão. Entre eles, o ministro da Economia, Philip Hammond, e o chefe da pasta da Justiça, David Gauke.
May renunciou em 7 de junho deste ano, depois que o Parlamento britânico rejeitou repetidamente o acordo de retirada da UE que ela acertou com o bloco europeu. Johnson insiste que conseguirá levar a UE à renegociação do pacto do Brexit – algo que o bloco insiste que não fará –, caso contrário, ele diz estar disposto a retirar os britânicos da UE “aconteça o que acontecer”.
O novo primeiro-ministro presidirá uma Câmara dos Comuns na qual a maioria dos membros se opõe a deixar a UE sem um acordo e onde o Partido Conservador não possui uma maioria absoluta.
A troca oficial de primeiros-ministros está prevista para esta quarta-feira, quando May vai ao Palácio de Buckingham, comunicar formalmente sua demissão à rainha Elizabeth 2ª e informar que seu partido tem um novo líder.
Depois, o novo premiê vai ao palácio, para uma audiência com a chefe de Estado, antes de se mudar para a residência oficial de Downing Street para começar a nomear seus ministros.
O jornal francês Libération diz, em editorial publicado nesta terça-feira, que Boris Johnson é, depois dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump, o terceiro “doido do cenário internacional” a “assumir os destinos de um velho e grande país”.
Antes de ocupar o cargo de ministro do Exterior entre 2016 e 2018, Johnson foi prefeito de Londres de 2008 a 2016.
Com informações da Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Apostador de Pernambuco acerta sozinho os números da Mega-Sena

O Concurso 2.783 da Mega-Sena, realizado na noite desse sábado (5) em São Paulo, teve um…

55 minutos atrás

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo (6) terão até o dia 5…

56 minutos atrás

Com três candidatos na liderança, SP tem eleição mais acirrada em 12 anos

Eleitores vão às urnas neste domingo (6) para definir o próximo prefeito de São Paulo,…

1 hora atrás

Eleitores sorocabanos denunciam derramamento de santinhos em pontos diferentes da cidade

Neste domingo eleitoral, 6 de outubro, uma das cenas mais comuns em Sorocaba e em…

2 horas atrás

Quase 156 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo em 5.569 cidades do Brasil

Neste domingo (6), 155.912.680 eleitores de 5.569 cidades do Brasil vão às urnas votar no primeiro turno…

3 horas atrás

Votorantim decide eleição no primeiro turno

Em Votorantim são cerca de 93,1 mil eleitores que votarão para decidir o futuro da…

4 horas atrás