Jornalismo

Vereador e ex-vereadores de Sorocaba são condenados por nepotismo

A Justiça condenou o vereador João Donizete Silvestre (PSDB) e outros três ex-vereadores por improbidade administrativa. O grupo foi condenado a ressarcir os cofres da Câmara de Sorocaba em ação civil pública por nepotismo, que é quando o agente público contrata parentes para atuar em cargo de confiança, sem concurso público. A decisão do juiz José Carlos Metroviche é do último dia 18 e o acórdão foi publicado na quarta-feira (24).
Na ação movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), são citados quatro ex-vereadores, além de Donizete. Na decisão, o magistrado afirma que houve ofensa aos princípios da moralidade e que a sociedade de Sorocaba não aceitava a questão “(…) veio muita documentação demonstrando que a sociedade local não aceitava a nomeação feita. Ciente de tudo, nada fizeram os réus, em afronta à moral pública. Sem dizer que pelo Brasil, várias decisões eram no sentido de condenar o nepotismo. Assim,houve ofensa ao princípio da moralidade”, afirma Metroviche.
Ao fixar a pena, o magistrado expõe que a devolução dos valores recebidos, será o suficiente para reparar a lesão ocorrida, porque, segundo ele, constitui no caso concreto, o integral e verdadeiro ressarcimento do dano. “Suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa etc, tornam-se penas desproporcionais, exageradas e inadequadas ao caso concreto”, explana. A ação é de 2005 e cita 34 réus, entre agentes políticos e seus familiares. A valor a ser ressarcido não foi informado.
Foram citados na ação, que mantinham parentes empregados no Poder Legislativo, os vereadores Irineu Toledo, Neusa Maldonado e Cláudio do Sorocaba 1 e os ex-vereadores Ditão Oleriano, Francisco Perotti, Moko Yabiku, Júlio Cesar Ribeiro, Moacir Luís e Paulo Mendes.
O mesmo juiz, em primeira instância, em 18 de agosto de 2009, decidiu que a ação proposta pelo MP não deveria ser acatada pela Justiça e julgou extinto o processo, antes do julgamento do mérito. O Ministério Público recorreu da decisão em março de 2010, pedindo que a ação fosse acatada em primeira instância e houvesse processamento do caso para julgamento do mérito. Em 30 de outubro de 2013, o acórdão da 4ª Câmara de Direito Público do TJ/SP foi unânime, e os desembargadores Ricardo Feitosa, Rui Stoco e Osvaldo Magalhães acataram o recurso do MP e pediram que a ação fosse aceita em primeira instância.
Citados
O vereador João Donizetre Silveste disse que no ano de 2009, “o mesmo juiz deu decisão favorável aos vereadores e, agora, retificou seu posicionamento. Este novo estabelecimento cabe recurso e o vereador confia na justiça”, afirma. A ex-vereadora Neusa Maldonado não se manifestará sobre o caso, por enquanto. O ex-vereador Gervino Gonlçalves, o Claudio do Sorocaba I, não se manifestou sobre o caso até o momento, assim como o ex-parlamentar Paulo Mendes. Os demais citados ainda não foram localizados para comentar a questão.
A Câmara Municipal de Sorocaba informou que, como instituição, não comentará a decisão, abrindo espaço para que o vereador e o Ministério Público se posicionem.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

5° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária completa 16 anos

Uma significativa celebração marcou, nesta quarta-feira (27), os 16 anos de serviços prestados à população…

9 horas atrás

Sesc Sorocaba apresenta destaques do final de semana

Os destaques do final de semana no Sesc Sorocaba começam na sexta às 20h, com…

10 horas atrás

Black Friday tem também imóveis em condições especiais

A Central de Decorados Planeta fica na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1150, Campolim A…

10 horas atrás

Cine-Vagão apresenta “Mogli: O Menino Lobo” em sessão adaptada para público TEA em Sorocaba

O Cine-Vagão da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária exibe nesta sexta-feira (29), às 14h30,…

11 horas atrás

Momento Jurídico: equilíbrio nas contas públicas é necessário para estabilização da economia

O advogado Alexandre Ogusuku, sócio do escritório Ogusuku e Bley Advogados Associados, participou do quadro…

13 horas atrás

Black Novembro Academia Ápice tem condições imperdíveis

A Black Novembro da Academia Ápice está chegando ao fim! Ao fazer seu plano anual,…

13 horas atrás