Jornalismo

Justiça nega pedido para suspender salários de secretário e servidor de Sorocaba

A Justiça indeferiu o pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para suspender os salários do secretário afastado Hudson Zuliani e do servidor Edmilson Chelles Martins. A decisão foi tomada na quinta-feira (25).
O processo por improbidade administrativa tramita na Vara da Fazenda Pública de Sorocaba e a causa é de R$ 364.720,56. Na ação, o promotor Orlando Bastos Filho questiona o afastamento remunerado dos servidores após a Operação Casa de Papel e pede suspensão imediata dos pagamentos, além de bloqueio de bens dos citados.
Na decisão, o magistrado Leonardo Guilherme Widmann afirma que no caso está ausente justa causa para a propositura da ação de improbidade administrativa, “inexistindo nos autos início de prova, ainda que indiciária, a denotar a prática de atos de improbidade administrativa pelos réus, baseando o autor suas pretensões apenas em ilações”.
Em outro trecho da decisão, o juiz afirma que o afastamento ocorreu de acordo com pedido de parlamentares e com parecer da Corregedoria Geral do Município. “Não há como deixar de consignar, neste ponto, que a determinação de afastamento dos investigados pelo chefe do Executivo atendeu recomendação de Comissão Especial da Câmara dos Vereadores do Município de Sorocaba especialmente criada para acompanhar o desenrolar das investigações, bem como foi concretizada após parecer do procurador geral do município opinando pela legalidade da medida, tudo a denotar, prima facie, que o prefeito municipal buscou certificar-se da legalidade da determinação antes de concretizá-la e de que tinha razão outra para agir da forma como agiu que não por sentimento pessoal”, afirma.
Ainda conforme o magistrado, a decisão de afastamento de servidores, sem prejuízo de suas remunerações, estão previstos em legislação e é possível mesmo em se tratando de servidores demissíveis, não sendo exigível que haja demissão pela autoridade nomeante, no caso José Crespo.
MP vai recorrer
O promotor Orlando Bastos afirmou que vai recorrer da decisão. “Haverá recurso, e consideramos o atual momento, como apenas mais um obstáculo a ser superado para o devido cumprimento da lei e das justas expectativas da sociedade quanto à moralidade que se espera do governo”, afirma.
Orlando Bastos também defendeu a atuação da instituição. “O MP, em suas ações, atua com total cautela e responsabilidade, amparado em investigações profundas, não raro difíceis e complexas.”
Bastos, ao discordar da decisão, explana os motivos. “Respeitosamente discordamos integralmente da decisão judicial para o caso. Surpreende pela quantidade e qualidade das provas dos autos, e da clareza, mesmo ao leigo, do indevido de secretários afastados por suposta corrupção estarem em casa recebendo polpuda remuneração paga pelo povo, isso, sem os requisitos legais para tal situação; porém já era esperado a partir do momento em que designado o nobre julgador, cuja linha de trabalho, que respeitamos, já é conhecida de todos, em relação a processos de improbidade e atuação do MP, sendo simples identificar um padrão”, destaca. “Não é crítica, cada julgador tem uma linha, e respeitamos todos”, finaliza.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sesc Sorocaba apresenta destaques do final de semana

Os destaques do final de semana no Sesc Sorocaba começam na sexta às 20h, com…

9 minutos atrás

Black Friday tem também imóveis em condições especiais

A Central de Decorados Planeta fica na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1150, Campolim A…

16 minutos atrás

Cine-Vagão apresenta “Mogli: O Menino Lobo” em sessão adaptada para público TEA em Sorocaba

O Cine-Vagão da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária exibe nesta sexta-feira (29), às 14h30,…

2 horas atrás

Momento Jurídico: equilíbrio nas contas públicas é necessário para estabilização da economia

O advogado Alexandre Ogusuku, sócio do escritório Ogusuku e Bley Advogados Associados, participou do quadro…

3 horas atrás

Black Novembro Academia Ápice tem condições imperdíveis

A Black Novembro da Academia Ápice está chegando ao fim! Ao fazer seu plano anual,…

3 horas atrás

PROGRAME-SE 28/11/2024

No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para atividade de troca de livros na biblioteca municipal de…

4 horas atrás