Jornalismo

Prefeito Crespo é indiciado pela Polícia Civil no caso do voluntariado

O prefeito José Crespo (DEM) foi indiciado pela Polícia Civil por crime de responsabilidade no caso do voluntariado da ex-assessora da Prefeitura de Sorocaba, Tatiane Polis. A informação é da delegada Daniela Cavalheiro Moreira Lara de Góes, responsável pelo inquérito na Polícia Civil.
De acordo com ela, em entrevista o Cruzeiro do Sul na tarde desta sexta-feira (26), o prefeito foi indiciado com base no decreto 201, que trata de crimes cometidos por prefeitos, por inobservância à legislação municipal. Além disso, Crespo também foi indiciado pelo crime de usurpação de função pública, segundo a delegada, porque o fato envolvendo a ex-servidora ocorreu com a anuência dele.
A delegada também explicou que o indiciamento ocorreu de forma indireta, já que a defesa do prefeito não teria indicado o dia do indiciamento, conforme solicitado pela Polícia Civil. Ele tinha até quinta-feira (25) para se manifestar nesse sentido, o que não ocorreu. Ainda conforme ela, A defesa indicou o dia 13 de agosto. o que inviabilizaria a devolução do inquérito ao Tribunal de Justiça, cujo prazo é segunda-feira (29). “Nesta data – dia 13 de agosto — o inquérito não estará mais aqui”, explica.
Tatiane Polis, a ex-servidora comissionada da Prefeitura de Sorocaba, não será indiciada neste caso, conforme Daniela Cavalheiro, uma vez que o crime atribuído a ela é de menor potencial ofensivo.
Defesa
Marcio Leme, que representa a defesa do prefeito, comentou a decisão da Policia Civil. “O prefeito José Crespo não foi intimado pela Polícia Civil acerca do indiciamento divulgado pela imprensa, que, de todo modo, e a rigor, se trata de um ato policial unilateral, que, em verdade, em nada altera a situação jurídica de absoluta inocência de qualquer cidadão”, diz a nota divulgada pelo advogado.
Ele acrescenta: “O que em verdade salta aos olhos é que aludida medida policial, apesar de inócua para o inquérito policial e para as pessoas envolvidas, tenha sido supostamente adotada e amplamente divulgada em procedimento sigiloso, às vésperas de importante discussões políticas acerca da conclusão de processo de cassação contra o prefeito que tramita na Câmara de Vereadores.”
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

5° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária completa 16 anos

Uma significativa celebração marcou, nesta quarta-feira (27), os 16 anos de serviços prestados à população…

17 horas atrás

Sesc Sorocaba apresenta destaques do final de semana

Os destaques do final de semana no Sesc Sorocaba começam na sexta às 20h, com…

17 horas atrás

Black Friday tem também imóveis em condições especiais

A Central de Decorados Planeta fica na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1150, Campolim A…

18 horas atrás

Cine-Vagão apresenta “Mogli: O Menino Lobo” em sessão adaptada para público TEA em Sorocaba

O Cine-Vagão da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária exibe nesta sexta-feira (29), às 14h30,…

19 horas atrás

Momento Jurídico: equilíbrio nas contas públicas é necessário para estabilização da economia

O advogado Alexandre Ogusuku, sócio do escritório Ogusuku e Bley Advogados Associados, participou do quadro…

21 horas atrás

Black Novembro Academia Ápice tem condições imperdíveis

A Black Novembro da Academia Ápice está chegando ao fim! Ao fazer seu plano anual,…

21 horas atrás