Na sessão extraordinária de hoje (1.º) na Câmara Municipal de Sorocaba, que começa às 13h, o prefeito José Crespo pode ter o seu mandato cassado caso 14 dos 20 vereadores sigam a recomendação do relatório final da comissão processante que indicou a cassação dele por ter cometido infrações político-administrativas no caso do voluntariado da ex-servidora Tatiane Polis.
Para seguir com seu mandato, que termina no dia 31 de dezembro de 2020, Crespo precisa que sete vereadores votem contra a denúncia.
Todo o processo, que gira em torno do voluntariado da ex-servidora Tatiane Polis na Prefeitura de Sorocaba, tem 987 páginas. Caso seja lido apenas o relatório final, de 53 páginas, a leitura ocorreria em no máximo duas horas. A defesa também não confirmou se fará o pedido de suspeição de voto de Hudson Pessini (MDB), relator da Comissão, que é namorado da vice-prefeita Jaqueline Coutinho e que numa eventual cassação de Crespo, assumiria o Executivo. Conforme o advogado Márcio Leme, esses pontos serão definidos ou anunciados somente durante a sessão.
De acordo com o regimento interno da Câmara, a sessão extraordinária será aberta com a leitura das peças do processo que forem requeridas. Na sequência, cada vereador poderá se manifestar, sem apartes, pelo prazo de 15 minutos.
O prefeito ou sua defesa poderão produzir defesa oral, sem apartes, pelo prazo de duas horas, seguindo-se o direito de cada vereador se manifestar em réplica, sem apartes, pelo prazo de cinco minutos cada. O prefeito ou sua defesa terão direito à tréplica, sem apartes, pelo prazo de 40 minutos.
Caso haja uso rigoroso dos minutos disponíveis pela defesa e pelos vereadores, contando com as cerca de duas horas para a leitura do relatório final, a sessão poderá durar até 11h20. Vale lembrar que no julgamento da vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB), em 10 de julho, houve dispensa da leitura integral e os vereadores não utilizaram o tempo disponível.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul e da Assessoria de Imprensa da Câmara de Sorocaba
A Polícia Civil de Sorocaba realizou, na última quarta-feira (21), uma operação que resultou na…
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado…
O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22) que iniciou…
Luciane Bachir, delegada titular da unidade da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para mais uma sessão de filme do projeto Cine-Vagão aqui…
Uma manifestação de funcionários das empresas City e Consor deixou o serviço de transporte complicado…